quinta-feira, 29 de maio de 2014

PLANOS DE AULA

PLANO DE AULA 1- 06/05/2014

1.ÁREA DE COLHECIMENTO:  Linguagem oral, leitura e escrita; Movimentos corporais; musicalidade da poesia e da fantasia.
2.CONTÉUDO :Apresentação do magnifico mundo das letras, dando início com a vogal “A”;
3.OBJETIVO: Fazer com que a criança inicie o reconhecimento da forma escrita e da fonética da vogal “A”;
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Apresentação das estagiárias, e das crianças, incluindo a entrega dos crachás com o nome das crianças, desde já, fazendo o reconhecimento da vogal “A” no nome das mesmas;
·         Apresentar o novo amigo Lineu e a forma de como ele conheceu as letras do alfabeto;
·         Através da atividade proposta trazer ao conhecimento das crianças, como se constitui a forma escrita da vogal ‘A” e também o som do fonema |A|. As crianças do Nível V por possuírem um nível de abstração de conhecimento da vogal “A” mais avançado que os alunos do nível IV, através das letras das músicas cantadas nas aulas apresentaremos palavras que contenham encontros vocálicos com a vogal “a”;
5.METODOLOGIA:  Aula expositiva, fazendo uso contação   de história, brincadeiras e atividades de recorte e colagem em folha impressa;
6.RECURSOS DIDÁTICOS: Folha de papel A 4, lápis, cola, tesoura, livro, crachá 10x7 cm;1 protótipo do Personagem Robô Lineu; caixa de papelão; fita adesiva, tecido em TNT; CD áudio e aparelho de som;
* HUMANOS: Alunos, professora e estagiárias.
7. DESENVOLVIMENTO DA AULA:
·         6h:45- Horário que nós estagiárias devemos chegar na escola para a organização geral da aula:  * Colar passarela de tecido de tnt na cor azul no chão, da porta até o centro da sala; Instalar aparelho de som em lugar adequado;
·         7h:00: Início da chegada das crianças, que varia de 7:00 até 7: 30, vamos recepciona-los com uma sala de palmas ao som da música: Bom dia amiguinho (Álbum turma do tio Marcelo) e aos poucos vamos aprender juntos a letra e os movimentos da nova musiquinha:
Bom dia amiguinho
Bom dia amiguinho/ Bom dia amiguinha/ Está na hora de cantar, de começar a cantoria .../ Se você estiver feliz, bate palma/ Se você estiver feliz, bate palma e pede bis/ Se você estiver feliz põe o dedo no nariz (Não)! / Bom dia, Bom dia, Bom dia/ Bom dia amiguinho/ Bom dia amiguinha/ Está na hora de cantar, de começar a cantoria .../ Se você estiver feliz bate o pé/ Se você estiver feliz bate o pé e pede bis/ Se você estiver feliz bate o pé grita assim (ÊEEE)/ Bom dia, Bom dia, Bom dia!
·         7h:30: Primeiro Lanche; após o lanche organizar as crianças sentadas no chão e em círculo;
·         8h:00: Iniciar nossa apresentação e entrega dos crachás, questionando as crianças sobre a letrinha “A” presente na maioria dos nomes da sala (ex; Ana, Arthur, Mayra, Sara);
·         8h:20: Promover diálogo no grupo, sobre como foi o fim de semana de cada de um, e lembrar do calendário, com a data e o dia de hoje;
·         8h:40: Iniciar contação da História do Lineu, contar a mesma de forma que os alunos interajam, conhecendo o boneco Lineu, que vamos retirar de dentro de uma caixa (que é sua caverna), agora o Lineu vai ser amigo de todos e vai ficar na escola, aprendendo junto com a gente.
·         9h:10: Iniciar primeira atividade de recorte e colagem dos bastões da letrinha “A”;
·         9h: 50: Organizar as crianças para lavar as mãos para o segundo lanche; *cantar musiquinha do lanche. (Cantar a que eles conhecem);
·         10h:00: Segundo Lanche (Obs.: Comer perto das crianças, para valorizar o momento)
·         10h:20: Momento de Brincadeiras coordenadas por nós:
·         Brincadeira: O carteiro
Material necessário: Nenhum.
·         Desenvolvimento: Os participantes ficam sentados nas cadeirinhas em círculo. O educador inicia falando: "O carteiro mandou uma carta... (suspense) só pra quem está usando camiseta branca! Ou só para quem tem a letrinha A no nome ". Todos que estiverem de camiseta branca trocam de lugar, mas não podem ir para o lugar ao lado. Quem não consegue trocar rapidamente de lugar, fica fora da brincadeira. A brincadeira prossegue com comandos variados. Assim podemos perceber se as crianças vão lembrar da letrinha A, se elas conhecem bem as cores, além de trabalhar características próprias de cada um;
·         Cantiga de Roda:  A linda Rosa Juvenil
“A linda rosa juvenil, juvenil, juvenil/ A linda rosa juvenil, juvenil/ Vivia alegre em seu lar, em seu lar, em seu lar/ Vivia alegre em seu lar, em seu lar/ E um dia veio uma bruxa má, muito má, muito má/ Um dia veio uma bruxa má, muito má
Que adormeceu a rosa assim, bem assim, bem assim/que adormeceu a rosa assim, bem assim/ E o tempo passou a correr, a correr, a correr/ E o tempo passou a correr, a correr/ E o mato cresceu ao redor, ao redor, ao redor/ E o mato cresceu ao redor, ao redor/ E um dia veio um belo rei, belo rei, belo rei/ E  um dia veio um belo rei, belo rei/ Que despertou a rosa assim, bem assim,/ bem assim
que despertou a rosa assim, bem assim/ Batemos palmas para o rei, para o rei, para o rei/batemos palmas para o rei, para o rei”.
Obs: Além da cantiga trabalhar o movimento, ela traz também o aspecto do faz de conta, em cada papel contado ao longo da canção.
·         10h:50: Música hora de acabar (Turma do tio Marcelo):
Já está na hora de acabar/Nossa música chegou ao fim/Mas aula que vem vamos voltar/Pra cantar de novo e ser Feliz! / Tchau (11 x).
Obs: Podemos usar o áudio da música.
·         11h:00: Termino da aula.
8. AVALIAÇÃO:  Refletiremos sobre a interação das crianças com nós e com os coleguinhas, e também o desenvolvimento e compreensão dos mesmos ao realizarem a tarefa de corte, montagem e colagem da forma da letrinha “A” e das palavras que possuíam encontros vocálicos que contenham a vogal “A”. Iremos refletir sobre todo o desenvolvimento da aula, identificando as possíveis falhas na nossa prática e promovendo mudanças no planejamento da aula seguinte.


9. REFERÊNCIAS:
Livro: História do Lineu
http://youtu.be/g-Cmx_1-oXs Acessado em: 13.abr.2014



 PLANO DE AULA 2- 07/05/2014

1.ÁREA DE CONHECIMENTO: Linguagem oral, leitura e escrita; Movimentos corporais e musicalidade da poesia e da fantasia;
2.CONTÉUDO: Forma e fonética da vogal “A”;
3.OBJETIVO:  Dar reconhecimento da forma escrita e da fonética da vogal “A”;
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Através da atividade proposta trazer ao conhecimento das crianças, como se constitui a forma escrita da vogal “A” e também o som do fonema |A|. Continuar mostrando para as crianças do nível V, os encontros vocálicos da vogal “a” nas palavras das cantigas e nas histórias infantis. Desenvolver também a coordenação motora das crianças;
5.METODOLOGIA:  Aula expositiva, fazendo uso de atividades de colagem em folha impressa; brincadeiras e cantigas;
6.RECURSOS DIDÁTICOS: folha de papel A 4, lápis, cola, livro, crachá 10x7 cm;1 protótipo do Personagem Robô Lineu, areia, copo descartável; Revistas ou jornal, dois cestos;
* HUMANOS: Alunos, professora e estagiárias.
7. DESENVOLVIMENTO DA AULA:
·         7h:00: Início da chegada das crianças, que varia de 7h:00 até 7h: 30, vamos recepcionar as crianças na porta, fazendo novamente a entrega dos crachás e aproveitar o momento para trabalhar cantiga de Roda, enquanto todos os alunos chegam. (Escolha livre das crianças);
·         7h:30: Primeiro Lanche; após o lanche organizar as crianças sentadas no chão e em círculo;
·         7:50: Iniciar nossa aula com música “Bom dia amiguinho”; Música do dia da semana, marcando data no calendário e inserindo o nosso amigo Lineu na aula;
Momento da chamada fazendo uso dos crachás e das letras contidas nos nomes próprios de cada um, questionando principalmente sobre a vogal “A”;
·         8h:10 :Atividade 2, trabalhar a forma da letra “A” através da colagem da areia na folha de papel;
·         8:40:Atividade 6, Desenhar um avião, recortar as silabas e remontar a palavra novamente, trabalhando as sílabas das palavras e contando as suas partes;
·         9:20: Atividade 5, colocar as letrinhas que estão faltando na palavra avião;
·         9h:40: Momento de descanso
·         9:50:   Direcionar as crianças para o banheiro para lavar as mãos, podemos usar cantiga lavar as mãos;
·         10:00: Segundo Lanche;
·         10h:20: Momento de Brincadeiras Propostas por nós, caso as crianças queiram vamos desenvolver a mesma;
·         Brincadeira: Apanhador de batatas
Material: Jornais e revistas, dois cestos de boca larga.
Desenvolvimento: Os participantes devem amassar várias folhas de jornal e revistas (serão as "batatas"). O educador deve distribuir as "batatas" em vários lugares. A um sinal do educador, os participantes, divididos em duas equipes, devem apanhar as "batatas" e colocá-las no cesto destinado ao seu grupo. Vence a equipe que apanhar o maior número de "batatas".
Cantiga de Roda:
Uma casinha torta
Sem janelinha e sem porta
Um gato que tem sapato
Que tem retrato no quarto
Uma florzinha pequenininha
De sainha curtinha
Um elefante com um rapinho de barbante
Um botão que toca violão, essa não!
Um pente com dor de dente
Um pente com dor de dente


10h:50: Música hora de acabar (Turma do tio Marcelo):
Já está na hora de acabar/ Nossa música chegou ao fim/ Mas aula que vem vamos voltar/ Pra cantar de novo e ser Feliz! / Tchau (11 x).
11h:00: Termino da aula.

8. AVALIAÇÃO:  Refletiremos sobre a interação das crianças com nós e com os coleguinhas, e também o desenvolvimento e compreensão a coordenação motora dos mesmos ao realizarem a tarefa de colagem e contorno da letrinha “A” e se elas já recolhessem a fonética e encontro vocálico da mesma. Também iremos refletir sobre todo o desenvolvimento da aula, identificando as possíveis falhas na nossa prática e promovendo mudanças no planejamento da aula seguinte;
9. REFERÊNCIAS:
http://escoladossonhosclaudia.blogspot.com.br/2013/10/escola-professor-serie-turno-data-plano.html. Acessado em: 13.abr.2014
http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/10-brincadeiras-experimentar-turmas-creche-pre-escola-733322.shtml?page=3. Acessado em:13.abr.2014


 PLANO DE AULA 3– 08 /05/2014

1.ÁREA DE CONHECIMENTO:  Linguagem oral, leitura e escrita; Movimentos corporais e musicalidade da poesia.
2.CONTÉUDO :Apresentar o magnifico mundo das letras, continuando com a vogal E;
3.OBJETIVO: Fazer com que o aluno inicie o reconhecimento da forma escrita e fonética da vogal E;
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Fazer a chamada das crianças pelos crachás dos seus nomes, fazendo o reconhecimento da vogal “A” e “E” no nome das mesmas e treinamento da escrita dos nomes;
·         Apresentar a história Infantil: “E o Dente Ainda Doía” da autora, Ana Terra, incentivando a contação, recriação de histórias e a localização das vogais, principalmente a “E” e consoantes, pronúncia fonética na palavra, dente e jacaré;
·         Aplicar atividades do “Projeto Leitura + Neurociência” sobre a vogal “E”, contribuindo para conhecimento cognitivo e motor das crianças, representando a construção da forma escrita da vogal E através do recorte e colagem, fonética da e da vogal |E|. Apresentar para os alunos do nível V, as palavras que possuam os encontros vocálicos das vogais “a, e”;
5.METODOLOGIA:  Aula expositiva, contação   de história, brincadeiras e atividades de recorte e colagem em folha impressa;
6.RECURSOS DIDÁTICOS: folha de papel A 4, lápis, cola, tesoura, livro, tinta guache, crachá 10x7 cm; CD áudio e aparelho de som; brinquedos; computadores;
* HUMANOS: Alunos, professora e estagiárias.
7. DESENVOLVIMENTO DA AULA:
·         6h:45: Organização da sala;
·         7h:00- 7:30 Início da chegada das crianças, que varia de 7:00 até 7: 30, vamos recepcionar as crianças na porta, fazendo novamente a entrega dos crachás e aproveitar o momento para trabalhar cantiga de Roda: Escravos de Jó exibidas no vídeo dos pequerruchos, enquanto todos os alunos chegam.
Letra da Cantiga: Escravos de Jó/ Jogavam cachangá/ Tira, põe, / Deixa ficar/
Guerreiros com guerreiros/ Fazem zig-zig-za / Guerreiros com guerreiros/ 
Fazem zig-zig-za.
·         7h:30: Primeiro Lanche;
·         7h:50:Horário que as crianças chegam, momento para continuar a aprender a nova musiquinha de boas-vindas: Bom dia amiguinho: Bom dia amiguinho/ Bom dia amiguinha/Está na hora de cantar, de começar a cantoria (BIS)/ Se você estiver feliz, bate palma /Se você estiver feliz, bate palma e pede bis (BIS)/ Se você estiver feliz põe o dedo no nariz (Não)! / Bom dia, Bom dia, Bom dia! / Bom dia amiguinho/ Bom dia amiguinha/Está na hora de cantar, de começar a cantoria (BIS)/ Se você estiver feliz bate o pé Se você estiver feliz bate o pé e pede bis (BIS)/ Se você estiver feliz bate o pé grita assim (ÊEEE)/ Bom dia, Bom dia, Bom dia! Após é hora de olhar o calendário, com a data e o dia de hoje;
·         8h:00 ás 09:00: Aula de Informática com as crianças, manuseio do teclado e mouse, adaptar uma atividade para cada criança no computador.
·         09:00 Leitura dos crachás, apresentação da vogal E, e localização das vogais “A” e “E” no nomes das crianças e treinamento da escrita dos seus nomes;
·         9h:10: Iniciar contação da História: “E o Dente Ainda Doía” da autora, Ana Terra, Ao termino da história, juntamente com o robozinho: Lineu, iremos identificar com as crianças onde está a vogal E, nas palavras:  dente e jacaré, e os encontros vocálicos desta vogal em outras palavras;
·         9h:20: Iniciar atividade de Recorte e colagem da vogal “E”;
·         9h:40: Atividade de preenchimento com tinta da vogal “E”
·         10:00:Organizar as crianças para lavar as mãos para o segundo lanche-musiquinha do lanche: “comer, comer, comer é o melhor para poder crescer!’”
·         10h:20: Momento de Brincadeiras coordenadas pelas estagiárias:
·         Brincadeira: O feiticeiro e as estátuas
Material necessário: Nenhum.
·         Desenvolvimento: Os participantes ficam de pé, dispersos em uma área delimitada para a brincadeira. Um voluntário será o "feiticeiro" que perseguirá os demais. Ao sinal do educador, inicia-se a perseguição, e aquele que for tocado ficará "enfeitiçado": imóvel com as pernas afastadas, representando uma "estátua". Os outros companheiros poderão passar por baixo das pernas das "estátuas", salvando-as do "feitiço". Depois de algum tempo, o "feiticeiro" deverá ser substituído. O jogo prosseguirá enquanto houver interesse do grupo.
·         Cantiga de Roda: Pirulito que bate, bate: Pirulito que bate, bate/ Pirulito que já bateu/ Quem gosta de mim é ela/ Quem gosta dela sou eu.                Organização: Em roda. Como brincar: De mãos dadas, as crianças cantam e giram a roda em sentido horário e anti-horário.
10h:50: Música hora da saída! “Adeus minha professora! Para minha casa vou voltar até logo coleguinhas, amanhã vou voltar”.
·         11h:00: Termino da aula.
8. AVALIAÇÃO: Refletiremos sobre a interação das crianças com nós e com os coleguinhas, e também o desenvolvimento e compreensão dos mesmos ao realizarem a tarefa de recorte, colagem e montagem e preenchimento da vogal” E”. Iremos refletir sobre todo o desenvolvimento da aula, identificando as possíveis falhas na nossa prática e promovendo mudanças no planejamento da aula seguinte;
9. REFERÊNCIAS:
<Http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/10-brincadeiras-experimentar-turmas-creche-pre-escola-733322.shtml?page=4.> Acessado em 13.abr.2014


 PLANO DE AULA 4 - 09/05/2014

1.ÁREA DE CONHECIMENTO:  Linguagem oral, leitura e escrita; Movimentos corporais e musicalidade da poesia.
2.CONTÉUDO :Recreação e apresentar o magnifico mundo das letras, continuando com a vogal “E”
3.OBJETIVO: Fazer com que o aluno reconheça a forma escrita e fonética da vogal “E”; que a criança aprenda brincando durante e após a recreação.
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Fazer a chamada das crianças pelos crachás dos seus nomes, fazendo o reconhecimento da vogal “A” e “E” no nome das mesmas. Apresentar a história Infantil: “O Elefante caiu” do autor, Ivan Zigg, incentivando a contação, recriação de histórias e a localização das vogais e consoantes, encontros vocálicos da vogal “e” e pronúncia fonética na palavra, elefante;
·         Aplicar atividades do “Projeto Leitura + Neurociência” sobre a vogal ‘E”, contribuindo para conhecimento cognitivo e motor das crianças, representando a construção da forma escrita da vogal “E” e fonética da e da vogal |E|;
5.METODOLOGIA:  Recreação, contação   de história, brincadeiras e atividades de contornar e ligar os pontinhos das letras;
6.RECURSOS DIDÁTICOS: folha de papel A 4, lápis, giz de cera, borracha, livro, crachá 10x7 cm; CD áudio e aparelho de som; brinquedos;
* HUMANOS: Alunos, professora e estagiárias.
7. DESENVOLVIMENTO DA AULA:
·         6h:45: Organização da sala;
·         7h:00- 7:30 Início da chegada das crianças, que varia de 7:00 até 7: 30, vamos recepcionar as crianças na porta, fazendo novamente a entrega dos crachás e aproveitar o momento para trabalhar cantiga de Roda: Capelinha de Melão, enquanto todos os alunos chegam;
Letra da Cantiga: Capelinha de Melão é de São João/ É de Cravo é de Rosa é de Manjericão/ São João está dormindo/ Não acorda não! /Acordai, acordai, acordai, João!
·         7h:30: Primeiro Lanche;
·         7h:50:Horário que as crianças chegam, momento para continuar a aprender a nova musiquinha de boas-vindas: Bom dia amiguinho: Bom dia amiguinho/ Bom dia amiguinha/Está na hora de cantar, de começar a cantoria (BIS)/ Se você estiver feliz, bate palma /Se você estiver feliz, bate palma e pede bis (BIS)/ Se você estiver feliz põe o dedo no nariz (Não)! / Bom dia, Bom dia, Bom dia! / Bom dia amiguinho/ Bom dia amiguinha/Está na hora de cantar, de começar a cantoria (BIS)/ Se você estiver feliz bate o pé Se você estiver feliz bate o pé e pede bis (BIS)/ Se você estiver feliz bate o pé grita assim (ÊEEE)/ Bom dia, Bom dia, Bom dia! Após é hora de olhar o calendário, com a data e o dia de hoje e as vogais e consoantes presentes no nomes das crianças;
·         8h:00 ás 09:30: Recreação com diversas brincadeiras de corda, bola, amarelinha no campinho de futebol, e a leitura ao ar livre do livro: “O Elefante caiu” do autor, Ivan Zigg. Ao termino da história, juntamente com o robozinho: Lineu, iremos identificar com as crianças onde está a vogal E, na palavra elefante, e reinventarmos junto com elas, oralmente um novo fim para história;
·         9h:20: Descanso, água e banheiro;
·         9h:30: As crianças farão de forma divertida com giz de cera as atividades de contorno e ligar os pontinhos da vogal “E” e preencher a palavra: “Elefante”;
·         9h: 50: Organizar as crianças para lavar as mãos para o segundo lanche-musiquinha do lanche: “comer, comer, comer é o melhor para poder crescer!” ;
·         10h:00: Segundo Lanche;
·         10h:20: Momento de Brincadeiras coordenadas pelas estagiárias:
·         Brincadeira: Tesouro Perdido
Material necessário
Saquinho com balas e desenho de dobradura da família elefante! ;
Desenvolvimento: Uma criança deve ser o pirata, que vai esconder o tesouro. O tesouro é um brinde (balas, por exemplo), colocado dentro de um saquinho. Depois que o pirata esconde o tesouro, ele diz: "Vamos ajudar o pirata trapalhão?". É a senha para que as outras crianças comecem a procurar. Elas têm cinco minutos para encontrá-lo. Se não conseguirem, o pirata dá algumas pistas de onde o escondeu. Quando o tesouro é encontrado, a criança que o achou deve escondê-lo novamente. A cada rodada, novos objetos podem ser colocados no saquinho. Quem acha o tesouro pode ficar com ele ou dividir com o pirata e os outros participantes;
·         Cantiga de Roda:
Pezinho: Ai, bota aqui/ Ai, bota ali/ O seu pezinho/ O seu pezinho bem juntinho/Igual ao meu/E depois não vá dizer/ Que você me esqueceu. Organização: Em roda. Como brincar: De mãos dadas, as crianças giram em sentido horário. Nos versos "Ai, bota aqui, ai, bota ali o seu pezinho", podem mover os pés para frente e para trás, em conjunto;
·         10h:50: Música hora da saída! “Adeus minha professora! Para minha casa vou voltar até logo coleguinhas, amanhã vou voltar”;
·         11h:00: Termino da aula.
8. AVALIAÇÃO:  Refletiremos sobre a interação das crianças com nós e com os coleguinhas, e também o desenvolvimento e compreensão dos mesmos ao realizarem a tarefa de contorno, ligação dos pontinhos da vogal “E” e preenchimento da palavra elefante. Iremos refletir sobre todo o desenvolvimento da aula, identificando as possíveis falhas na nossa prática e promovendo mudanças no planejamento da aula seguinte.
9. REFERÊNCIAS:
<Http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/10-brincadeiras-experimentar-turmas-creche-pre-escola-733322.shtml?page=4.> Acessado em 13.abr.2014


  
PLANO DE AULA 5- 12/05/2014

1.ÁREA DE CONHECIMENTO: Linguagem oral, leitura e escrita; Movimentos corporais e musicalidade da poesia.
2.CONTÉUDO :Continuar a apresentação do magnifico mundo das letras e suas descobertas, continuando com a vogal “E”
3.OBJETIVO: Fazer com que o aluno explore e amplie o reconhecimento da forma escrita e fonética da vogal “E”;
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Fazer a chamada das crianças pelos crachás dos seus nomes, fazendo o reconhecimento da vogal “A” e “E” no nome das mesmas. Apresentar a história Infantil: “João e Maria”, incentivando a contação, recriação de histórias e a localização das vogais e consoantes e encontro vocálico da vogal “E”, pronúncia fonética na palavra:  doce;
·         Aplicar atividades do “Projeto Leitura + Neurociência” sobre a vogal ‘E”, contribuindo para conhecimento cognitivo e motor das crianças, representando a construção da forma escrita da vogal “E” e fonética da e da vogal |E|;
5.METODOLOGIA:  Contação   de história, brincadeiras, cantiga de rodas e atividades de contornar e ligar os pontinhos das letras;
6.RECURSOS DIDÁTICOS: folha de papel A 4, lápis, giz de cera, borracha, livro, crachá 10x7 cm; CD áudio e aparelho de som; brinquedos;
* HUMANOS: Alunos, professora e estagiárias.
7. DESENVOLVIMENTO DA AULA:
·         6h:45: Organização da sala;
·         7h:00- 7:30 Início da chegada das crianças, que varia de 7:00 até 7: 30, vamos recepcionar as crianças na porta, fazendo novamente a entrega dos crachás e aproveitar o momento para trabalhar Cantiga de Roda: Minhoca, enquanto todos os alunos chegam;
Letra da Cantiga: Minhoca, minhoca/ Me dá uma beijoca/ Não dou, não dou/ 
Então eu vou roubar (smack!).
·         7h:30: Primeiro Lanche;
·         7h:50:Horário que as crianças chegam, entregar os crachás com os nomes, momento para continuar a aprender musiquinha de boas-vindas: Bom dia amiguinho: Bom dia amiguinho/ Bom dia amiguinha/Está na hora de cantar, de começar a cantoria (BIS)/ Se você estiver feliz, bate palma /Se você estiver feliz, bate palma e pede bis (BIS)/ Se você estiver feliz põe o dedo no nariz (Não)! / Bom dia, Bom dia, Bom dia! / Bom dia amiguinho/ Bom dia amiguinha/Está na hora de cantar, de começar a cantoria (BIS)/ Se você estiver feliz bate o pé Se você estiver feliz bate o pé e pede bis (BIS)/ Se você estiver feliz bate o pé grita assim (ÊEEE)/ Bom dia, Bom dia, Bom dia! Após é hora de olhar o calendário, com a data e o dia de hoje, observar as vogais e consoantes no nome das crianças;
·         8h:10: Leitura do livro “João e Maria”. Ao termino da história, juntamente com o robozinho: Lineu, iremos identificar com as crianças onde está a vogal “E”e seu encontro vocálico , nos trechos da história e vamos reinventar junto com elas, oralmente um novo fim para história;
·         8h : 30: Atividade de colorir o elefante e preencher seu nome;
·         9h:00: Atividade de desenhar o elefante, recortar e colar as silabas e os números nos quadradinhos;
·         9h: 50: Organizar as crianças para lavar as mãos para o segundo lanche-musiquinha do lanche: “comer, comer, comer é o melhor para poder crescer!” ;
·         10h:00: Segundo Lanche;
·         10h:20: Momento de Brincadeiras coordenadas pelas estagiárias:
·         Brincadeira: Cauda do Dragão
·         Material necessário: Nenhum.
·         Desenvolvimento: Todos os participantes ficam em pé, em uma fila indiana com as mãos na cintura um do outro, formando um dragão. O primeiro integrante da fila, representando a cabeça do dragão, terá como objetivo pegar o último da fila, que representará a cauda. Ao sinal do educador, o "dragão" passará a se movimentar, correndo moderadamente, sob o comando da cabeça que tentará pegar a cauda. Esta, por sua vez, fará movimentos no sentido de evitar que isso aconteça. A brincadeira continuará enquanto durar o interesse das crianças.
·         Cantiga de Roda: Cabeça, ombro, joelho e pé(Xuxa)
Cabeça, ombro, joelho e pé/ Joelho e pé/ Cabeça, ombro, joelho e pé/ Joelho e pé/
Olhos, ouvidos, boca e nariz/ Cabeça, ombro, joelho e pé/ Joelho e pé/ Hum, ombro, joelho e pé/ Joelho e pé/ Hum, ombro, joelho e pé/ Joelho e pé (BIS).

·         10h:50: Música hora da saída! “Adeus minha professora! Para minha casa vou voltar até logo coleguinhas, amanhã vou voltar”;
·         11h:00: Termino da aula.
8. AVALIAÇÃO: Refletiremos sobre a interação das crianças com nós e com os coleguinhas, e também o desenvolvimento e compreensão dos mesmos ao realizarem a tarefa de desenho do elefante e preencher os espaços com a vogal “E”, preenchimento dos quadrinhos com a palavra elefante e os numerais. Iremos refletir sobre todo o desenvolvimento da aula, identificando as possíveis falhas na nossa prática e promovendo mudanças no planejamento da aula seguinte.
9. REFERÊNCIAS:
<Http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/10-brincadeiras-experimentar-turmas-creche-pre-escola-733322.shtml?page=4.> Acessado em 13.abr.2014


 PLANO DE AULA 6- 13/05/2014

1.ÁREA DE CONHECIMENTO: Linguagem oral, leitura e escrita; Movimentos corporais e musicalidade da poesia.
2.CONTÉUDO :Continuar a apresentação do magnifico mundo das letras e suas descobertas, apresentando a vogal “I”
3.OBJETIVO: Fazer com que o aluno explore e amplie o reconhecimento da forma escrita e fonética da vogal “I”;
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Fazer a chamada das crianças pelos crachás dos seus nomes, fazendo o reconhecimento da vogal “A” e “E” e “I” no nome das mesmas. Apresentar a história Infantil: “Maria vai com as outras”, incentivando a contação, recriação de histórias e a localização das vogais e consoantes, pronúncia fonética na palavra, Maria;
·         Aplicar atividades do “Projeto Leitura + Neurociência” sobre a vogal ‘I”, contribuindo para conhecimento cognitivo e motor das crianças, representando a construção da forma escrita da vogal “I” e fonética da e da vogal |I|. Para as crianças do nível V apresentaremos os encontros vocálicos com a vogal “i”;
5.METODOLOGIA:  Contação   de história, brincadeiras e cantiga de rodas, atividades de recorte e colagem da vogal “I” para manusear, e atividade de preenchimento de folha da vogal “I”.
6.RECURSOS DIDÁTICOS: folha de papel A 4, lápis, borracha, cola, tesoura, folhas, livro, crachá 10x7 cm; CD áudio e aparelho de som; brinquedos;
* HUMANOS: Alunos, professora e estagiárias.

7. DESENVOLVIMENTO DA AULA:
·         6h:45: Organização da sala;
·         7h:00- 7:30 Início da chegada das crianças, que varia de 7:00 até 7: 30, vamos recepcionar as crianças na porta, fazendo novamente a entrega dos crachás e aproveitar o momento para trabalhar cantiga de Roda: Cai, cai, balão, enquanto todos os alunos chegam;
·         Letra da Cantiga: Cai, cai balão/ Cai, cai balão/ Aqui na minha mão/ Não cai não, não cai não, não cai não! / Caia na rua de sabão!
·         7h:30: Primeiro Lanche;
·         7h:50:Horário que as crianças chegam, entregar os crachás com os nomes, momento para continuar a aprender musiquinha de boas-vindas: Bom dia amiguinho: Bom dia amiguinho/ Bom dia amiguinha/Está na hora de cantar, de começar a cantoria (BIS)/ Se você estiver feliz, bate palma /Se você estiver feliz, bate palma e pede bis (BIS)/ Se você estiver feliz põe o dedo no nariz (Não)! / Bom dia, Bom dia, Bom dia! / Bom dia amiguinho/ Bom dia amiguinha/Está na hora de cantar, de começar a cantoria (BIS)/ Se você estiver feliz bate o pé Se você estiver feliz bate o pé e pede bis (BIS)/ Se você estiver feliz bate o pé grita assim (ÊEEE)/ Bom dia, Bom dia, Bom dia! Após é hora de olhar o calendário, com a data e o dia de hoje, observar as vogais e consoantes no nome das crianças;
·         8h:10: Leitura do livro “Maria vai com as outras”, de forma interativa, cada criança segurara uma plaquinha com a foto do momento da história. Ao termino da história, juntamente com o robozinho: Lineu, iremos identificar com as crianças onde está a vogal I e os encontros vocálicos com a vogal “ i”, cada criança desenhara com algodão e cola sua ovelha, Maria, ou o nome que escolher;
·         8h e 30: Atividade de recorte, colagem, e montagem da vogal “I”;
·         9h:00: Atividade de preencher a vogal “I” com folha;
·         9h: 50: Organizar as crianças para lavar as mãos para o segundo lanche-musiquinha do lanche: “comer, comer, comer é o melhor para poder crescer!” ;
·         10h:00: Segundo Lanche;
·         10h:20: Momento de Brincadeiras coordenadas pelas estagiarias:
·         Brincadeira: Boizinho

Material necessário:Nenhum.
Desenvolvimento: As crianças formam uma roda, segurando com bastante força as mãos umas das outras. No meio da roda deve ficar uma das crianças, que vai ser o "boizinho". O "boizinho" deve pegar o braço das crianças da roda e ir perguntando: "De quem é essa mão?" A criança deve responder falando o nome de uma fruta ou um objeto, tentando distrair os participantes. Depois de fazer a pergunta a todos, o "boizinho" deve tentar romper a roda em algum ponto e fugir. Quando foge, os outros devem tentar capturá-lo. Quem conseguir é o próximo "boizinho".
·         Cantiga de Roda: Ciranda, Cirandinha: Ciranda, cirandinha, / Vamos todos cirandar! / Vamos dar a meia volta, / Volta e meia vamos dar. / O anel que tu me destes/ Era vidro e se quebrou;/ O amor que tu me tinhas/ Era pouco e se acabou. / Por isso, menininha/ Entre dentro desta roda, / Diga um verso bem bonito, / Diga adeus e vá se embora.
Dinâmica da cantiga: A brincadeira de roda é livre; cada um brinca como quiser, mas também dá para fazer uma coreografia simples e deixar tudo ainda mais divertido. Para isso, junte as crianças que vão participar e peça para formarem uma roda. Todos cantam, girando no sentido dos ponteiros do relógio. Quando disserem? Vamos dar a meia volta? começam a girar para o outro lado até chegar em? Volta e meia vamos dar? quando todos voltam ao sentido horário. Geralmente, esse vira-desvira dá boas confusões. Quando cantarem? Por isso, menininha...? a criança que tiver seu nome citado vai para o meio da roda e diz um verso.
·         10h:50: Música hora da saída! “Adeus minha professora! Para minha casa vou voltar até logo coleguinhas, amanhã vou voltar”;
·         11h:00: Termino da aula.
8. AVALIAÇÃO:  Refletiremos sobre a interação das crianças com nós e com os coleguinhas, e também o desenvolvimento e compreensão dos mesmos ao realizarem a tarefa de recorte, colagem e montagem da vogal “I”, e preenchimento da vogal “ I” com folhas. Iremos refletir sobre todo o desenvolvimento da aula, identificando as possíveis falhas na nossa prática e promovendo mudanças no planejamento da aula seguinte.
9. REFERÊNCIAS:
<Http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/10-brincadeiras-experimentar-turmas-creche-pre-escola-733322.shtml?page=4.> Acessado em 13.abr.2014

PLANO DE AULA 7- 14/05/2014

1.ÁREA DE CONHECIMENTO: Linguagem oral, leitura e escrita; Movimentos corporais e musicalidade da poesia.
2.CONTÉUDO :Continuar a apresentação do magnifico mundo das letras e suas descobertas, explorando a vogal “I”
3.OBJETIVO: Fazer com que o aluno explore e amplie o reconhecimento da forma escrita e fonética da vogal “I”;
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Fazer a chamada das crianças pelos crachás dos seus nomes, fazendo o reconhecimento da vogal “A” e “E” e “I” no nome das mesmas. Apresentar a história Infantil: “O mágico de Oz” incentivando a contação, recriação de histórias e a localização das vogais e consoantes, pronúncia fonética na palavra, mágico;
·         Aplicar atividades do “Projeto Leitura + Neurociência” sobre a vogal ‘I”, contribuindo para conhecimento cognitivo e motor das crianças, representando a construção da forma escrita da vogal “I” e fonética da e da vogal |I|;
5.METODOLOGIA:  Contação   de história, brincadeiras e cantiga de rodas, atividades de ligar os pontinhos com linha vermelha e contornar a vogal “I” com bolinhas de papel crepom.
6.RECURSOS DIDÁTICOS: folha de papel A 4, lápis, linha de crochê vermelha, papel crepom, borracha, cola, tesoura, folhas, livro, crachá 10x7 cm; CD áudio e aparelho de som; brinquedos;
* HUMANOS: Alunos, professora e estagiárias.


7. DESENVOLVIMENTO DA AULA:
·         6h:45: Organização da sala;
·         7h:00- 7:30 Início da chegada das crianças, que varia de 7:00 até 7: 30, vamos recepcionar as crianças na porta, fazendo novamente a entrega dos crachás e aproveitar o momento para trabalhar cantiga de Roda: Boi da cara preta, enquanto todos os alunos chegam;
·         Letra da Cantiga: Boi, boi, boi/ Boi da cara preta/ Pega este menino(a) que tem medo de careta/ Não, não, não/ Não pega ele(a) não/ Ele(a) é bonitinho (a), 
·         7h:30: Primeiro Lanche;
·         7h:50:Horário que as crianças chegam, entregar os crachás com os nomes, momento para continuar a aprender musiquinha de boas-vindas: Bom dia amiguinho: Bom dia amiguinho/ Bom dia amiguinha/Está na hora de cantar, de começar a cantoria (BIS)/ Se você estiver feliz, bate palma /Se você estiver feliz, bate palma e pede bis (BIS)/ Se você estiver feliz põe o dedo no nariz (Não)! / Bom dia, Bom dia, Bom dia! / Bom dia amiguinho/ Bom dia amiguinha/Está na hora de cantar, de começar a cantoria (BIS)/ Se você estiver feliz bate o pé Se você estiver feliz bate o pé e pede bis (BIS)/ Se você estiver feliz bate o pé grita assim (ÊEEE)/ Bom dia, Bom dia, Bom dia! Após é hora de olhar o calendário, com a data e o dia de hoje, observar as vogais e consoantes no nome das crianças;
·         8h:10: Leitura do livro “O mágico de Oz”. Ao termino da história, juntamente com o robozinho: Lineu, iremos identificar com as crianças onde está a vogal I;
·         8h: 30: Atividade de ligar os pontinhos com linha vermelha a vogal “I”;
·         9h:00: Atividade de contornar com papel crepom a vogal “I”;
·         9h: 50: Organizar as crianças para lavar as mãos para o segundo lanche-musiquinha do lanche: “comer, comer, comer é o melhor para poder crescer!” ;
·         10h:00: Segundo Lanche;
·         10h:20: Momento de Brincadeiras coordenadas pelas estagiarias:
·         Brincadeira: Biscoitinho queimado

Material necessário: Um brinquedo.
Desenvolvimento: O Educador esconde um brinquedo qualquer (o "biscoitinho queimado"), enquanto os participantes estão de olhos fechados. Depois grita: "Biscoitinho queimado!", e os outros têm que tentar encontrá-lo. Quando uma criança chega perto do "biscoitinho queimado", o educador grita seu nome e fala: "Está quente!". Se estiver longe, ele grita "Está frio!". Quem encontrar o brinquedo primeiro ganha.
Cantiga de Roda: Ciranda, Cirandinha: O Pião entrou na roda, ó pião! (Bis)/Refrão Roda pião, bambeia pião! (Bis)/ Sapateia no terreiro, ó pião! (Bis)/Mostra a tua figura, ó pião! (Bis)/ Faça uma cortesia, ó pião! (Bis)/ Atira a tua fieira, ó pião! (Bis)/ Entrega o chapéu ao outro, ó pião! (Bis).Brinque com três ou mais crianças. Uma delas deve, no início, ficar externa à roda. Assim que a cantiga inicia, a criança que está de fora entra no centro da roda e faz o papel de "pião". 

10h:50: Música hora da saída! “Adeus minha professora! Para minha casa vou voltar até logo coleguinhas, amanhã vou voltar”;
·         11h:00: Termino da aula.
8. AVALIAÇÃO: Refletiremos sobre a interação das crianças com nós e com os coleguinhas, e também o desenvolvimento e compreensão dos mesmos ao realizarem a      atividades de ligar os pontinhos com linha vermelha e contornar a vogal “I” com bolinhas de papel crepom. Iremos refletir sobre todo o desenvolvimento da aula, identificando as possíveis falhas na nossa prática e promovendo mudanças no planejamento da aula seguinte.
9. REFERÊNCIAS:
<Http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/10-brincadeiras-experimentar-turmas-creche-pre-escola-733322.shtml?page=4.> Acessado em 13.abr.2014



 PLANO DE AULA 8- 15/05/2014

1.ÁREA DE CONHECIMENTO: Linguagem oral, leitura e escrita; Movimentos corporais e musicalidade da poesia.
2.CONTÉUDO :Continuar a apresentação do magnifico mundo das letras e suas descobertas, explorando dessa vez a vogal “O”
3.OBJETIVO: Fazer com que o aluno explore e amplie o reconhecimento da forma escrita e fonética da vogal “O”;
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Fazer a chamada das crianças pelos crachás dos seus nomes, fazendo o reconhecimento da vogal “A”, “E”, “I” e“O”  no nome das mesmas. Apresentar a história Infantil: “Anton sabe fazer mágica” incentivando a contação, recriação de histórias e a localização das vogais e consoantes e encontro vocálico com a vogal: “o”, pronúncia fonética na palavra, mágico;
·         Aplicar atividades do “Projeto Leitura + Neurociência” sobre a vogal “O”, contribuindo para conhecimento cognitivo e motor das crianças, representando a construção da forma escrita da vogal “O” e fonética da e da vogal |O|;
·         Desenvolver nas crianças a capacidade de lidar com as ferramentas básicas do computador através de atividade proposta coma vogal “O” no monitor;
5.METODOLOGIA:  Contação   de história, brincadeiras e cantiga de rodas, atividades na sala informática e atividade de recorte e colagem com a vogal “O”;
6.RECURSOS DIDÁTICOS: folha de papel A 4, lápis, borracha, cola, tesoura, folhas, livro, crachá 10x7 cm; CD áudio ,aparelho de som; brinquedos e computadores

7. DESENVOLVIMENTO DA AULA:
·         6h:45: Organização da sala;
·         7h:00- 7:30 Início da chegada das crianças, que varia de 7:00 até 7: 30, vamos recepcionar as crianças na porta, fazendo novamente a entrega dos crachás e aproveitar o momento para trabalhar cantiga Alecrim dourado, usando o som e ritmo, trabalhando dança e canto enquanto todos os alunos chegam;
Letra da Cantiga: Alecrim, alecrim dourado/ que nasceu no campo/ sem ser semeado/ Foi meu amor que me disse assim/que a flor do campo é o alecrim/ Alecrim, alecrim miúdo que nasceu no campo/perfumando tudo/ Foi meu amor/ que me disse assim/ que a flor do campo é o alecrim/ Alecrim, alecrim aos molhos/ por causa de ti/choram os meus olhos/ Foi meu amor/ que me disse assim/ que a flor do campo é o alecrim;
·         7h:30: Primeiro Lanche;
·         7h:50:Horário que as crianças chegam, entregar os crachás com os nomes, momento para continuar a aprender musiquinha de boas-vindas: Bom dia amiguinho como vai (Música que eles já conhecem), vamos dar um bom dia especial principalmente para a Professora Sara e Milena. Após é hora de olhar o calendário, com a data e o dia de hoje, observar as vogais e consoantes no nome das crianças;
·         8h:00 as 9h:00:Aula na sala de Informática
·         9h:10: Contação de história de forma dinâmica, Aton faz mágica, dando ênfase a vogal “O” e relembrando as demais vogais;
·         9h:30: Atividade de recorte e colagem, vamos fazer uma mágica, apenas com duas peças vamos formar a vogal “O”, após a atividade momento de descanso
·         10h:00: Segundo Lanche;
·         10h:20: Atividade de recorte e colagem da palavra Ônibus, contando as partes das mesmas
·         10h:50: Música hora da saída! “Adeus minha professora! Para minha casa vou voltar até logo coleguinhas, amanhã vou voltar”;
·         11h:00: Termino da aula.
8. AVALIAÇÃO:  Vamos refletir sobre a interação das crianças com nós e com os coleguinhas, e também o desenvolvimento e compreensão dos mesmos ao realizarem a      atividades com a vogal “O” e das demais vogais. Iremos refletir sobre todo o desenvolvimento da aula, identificando as possíveis falhas na nossa prática e promovendo mudanças no planejamento da aula seguinte.
9. REFERÊNCIAS:
<Http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/10-brincadeiras-experimentar-turmas-creche-pre-escola-733322.shtml?page=4.> Acessado em 13.abr.2014

PLANO DE AULA 09- 16/05/2014

1.ÁREA DE CONHECIMENTO: Linguagem oral, leitura e escrita; Movimentos corporais e musicalidade da poesia.
2.CONTÉUDO: Continuar a apresentação do magnifico mundo das letras e suas descobertas, explorando dessa vez a vogal “U” e revisando as demais vogais;
3.OBJETIVO: Fazer com que o aluno explore e amplie o reconhecimento da forma escrita e fonética da vogal “U”;
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Fazer a chamada das crianças pelos crachás dos seus nomes, fazendo o reconhecimento da vogal “A”, “E”, “I”, “O” e “U” no nome das mesmas. Apresentar a história Infantil a história das vogais em forma de teatro;
·         Aplicar atividades do “Projeto Leitura + Neurociência” sobre a vogal “U”, contribuindo para conhecimento cognitivo e motor das crianças, representando a construção da forma escrita da vogal “U” e fonética da e da vogal |U|;
5.METODOLOGIA:  Contação   de história, brincadeiras e cantiga de rodas, atividade de recorte e colagem com a vogal “U”;
6.RECURSOS DIDÁTICOS: folha de papel A 4, lápis, borracha, cola, tesoura, folhas, livro, crachá 10x7 cm; CD áudio e aparelho de som; Tnt vermelho e finta adesiva; emborrachado colorido;

7. DESENVOLVIMENTO DA AULA:
·         6h:45: Organização da sala;
·         7h:00- 7:30 Início da chegada das crianças, que varia de 7:00 até 7: 30, vamos recepcionar as crianças na porta, fazendo novamente a entrega dos crachás e aproveitar o momento para trabalhar a música super fantástico ao som do Balão mágico, usando o som e ritmo fazendo festa, trazendo as merendeiras e a secretária da escola para dançar e cantar com a gente, enquanto todos os alunos chegam;
·         7h:30: Primeiro Lanche;
·         7h:50:Horário que as crianças chegam, entregar os crachás com os nomes, fazendo a chamada, onde cada que criança que for chamada vai passear no centro da sala no meio da passarela vermelha, os demais vão dizer qual vogal contém no nome dela e todos serão muito aplaudidos; após o momento vamos dar um bom dia bem alto para todos da escola, de modo que todos ouçam; Olhar também o calendário   com a data e o dia de hoje, um dia de muita alegria;
·         8h:20: Contação da história das vogais de Rosimere Sousa por meio de teatro, com ajuda de Sara, Milena e da Secretária da Escola, serão cinco personagens, cada uma será uma vogal, vamos usar as máscaras das vogais no rosto.



 ·         8h:40: Atividade de recorte e colagem da forma da vogal “U”

·         9h:30: Atividade de recorte de recorte e colagem da palavra UVA. Contando as suas partes.
·         10h:00: O Segundo Lanche vai ser oferecido por nós, uma lindo bolo da nossa festa. O bolo das vogais!
·         10h:20: Após o lanche vamos receber a visita de um dos palhaços do grupo Riso terapia da Cidade de Caicó-RN;
·         10h:50: Música hora da saída! Música da saída onde o Lineu vai concluir com agente como foi conhecer as vogais e fazer novos amigos;
·         11h:00: Termino da aula.
8. AVALIAÇÃO:  Vamos refletir sobre a interação das crianças com nós e com os coleguinhas, e também o desenvolvimento e compreensão dos mesmos ao realizarem as atividades com a vogais e a forma escrita das mesma, faremos o pós – teste identificando se as crianças que antes diziam não ter conhecimentos das vogais se desenvolveram, analisando também se as crianças já as reconhecem dentro da estrutura das palavras. Iremos refletir sobre todo o desenvolvimento das 10 aulas, identificando as possíveis falhas na nossa prática   e os pontos que em obtivemos êxito, levando como viva e eficaz essa primeira experiência ao longo da nossa futura carreira como educadoras na Educação Infantil. Então que venham as aulas e os planos seguintes!


9. REFERÊNCIAS:
-turmas-creche-pre-escola-733322.shtml?page=4.> Acessado em 13.abr.2014





























































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