PLANO DE AULA 1- 06/05/2014
1.ÁREA DE
COLHECIMENTO: Linguagem oral,
leitura e escrita; Movimentos corporais; musicalidade da poesia e da fantasia.
2.CONTÉUDO
:Apresentação do magnifico mundo das letras, dando início com a vogal “A”;
3.OBJETIVO: Fazer
com que a criança inicie o reconhecimento da forma escrita e da fonética da
vogal “A”;
4.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Apresentação das estagiárias, e das crianças,
incluindo a entrega dos crachás com o nome das crianças, desde já, fazendo o
reconhecimento da vogal “A” no nome das mesmas;
·
Apresentar o novo amigo Lineu e a forma de como ele
conheceu as letras do alfabeto;
·
Através da atividade proposta trazer ao
conhecimento das crianças, como se constitui a forma escrita da vogal ‘A” e
também o som do fonema |A|. As crianças do Nível V por possuírem um nível de
abstração de conhecimento da vogal “A” mais avançado que os alunos do nível IV,
através das letras das músicas cantadas nas aulas apresentaremos palavras que
contenham encontros vocálicos com a vogal “a”;
5.METODOLOGIA: Aula expositiva, fazendo uso contação de história, brincadeiras e atividades de
recorte e colagem em folha impressa;
6.RECURSOS
DIDÁTICOS: Folha de papel A 4, lápis, cola, tesoura, livro, crachá 10x7 cm;1
protótipo do Personagem Robô Lineu; caixa de papelão; fita adesiva, tecido em
TNT; CD áudio e aparelho de som;
* HUMANOS:
Alunos, professora e estagiárias.
7.
DESENVOLVIMENTO DA AULA:
·
6h:45- Horário
que nós estagiárias devemos chegar na escola para a organização geral da
aula: * Colar passarela de tecido de tnt
na cor azul no chão, da porta até o centro da sala; Instalar aparelho de som em
lugar adequado;
·
7h:00: Início
da chegada das crianças, que varia de 7:00 até 7: 30, vamos recepciona-los com
uma sala de palmas ao som da música: Bom dia amiguinho (Álbum turma do tio
Marcelo) e aos poucos vamos aprender juntos a letra e os movimentos da nova
musiquinha:
Bom dia
amiguinho
Bom dia
amiguinho/ Bom dia amiguinha/ Está na hora de cantar, de começar a cantoria
.../ Se você estiver feliz, bate palma/ Se você estiver feliz, bate palma e
pede bis/ Se você estiver feliz põe o dedo no nariz (Não)! / Bom dia, Bom dia,
Bom dia/ Bom dia amiguinho/ Bom dia amiguinha/ Está na hora de cantar, de
começar a cantoria .../ Se você estiver feliz bate o pé/ Se você estiver feliz
bate o pé e pede bis/ Se você estiver feliz bate o pé grita assim (ÊEEE)/ Bom
dia, Bom dia, Bom dia!
·
7h:30:
Primeiro Lanche; após o lanche organizar as crianças sentadas no chão e em
círculo;
·
8h:00: Iniciar
nossa apresentação e entrega dos crachás, questionando as crianças sobre a
letrinha “A” presente na maioria dos nomes da sala (ex; Ana, Arthur, Mayra,
Sara);
·
8h:20:
Promover diálogo no grupo, sobre como foi o fim de semana de cada de um, e
lembrar do calendário, com a data e o dia de hoje;
·
8h:40: Iniciar
contação da História do Lineu, contar a mesma de forma que os alunos interajam,
conhecendo o boneco Lineu, que vamos retirar de dentro de uma caixa (que é sua
caverna), agora o Lineu vai ser amigo de todos e vai ficar na escola,
aprendendo junto com a gente.
·
9h:10: Iniciar
primeira atividade de recorte e colagem dos bastões da letrinha “A”;
·
9h: 50: Organizar
as crianças para lavar as mãos para o segundo lanche; *cantar musiquinha do lanche. (Cantar a que eles conhecem);
·
10h:00: Segundo
Lanche (Obs.: Comer perto das crianças, para valorizar o momento)
·
10h:20: Momento
de Brincadeiras coordenadas por nós:
·
Brincadeira: O
carteiro
Material necessário: Nenhum.
Material necessário: Nenhum.
·
Desenvolvimento: Os participantes ficam sentados nas
cadeirinhas em círculo. O educador inicia falando: "O carteiro mandou uma
carta... (suspense) só pra quem está usando camiseta branca! Ou só para quem tem
a letrinha A no nome ". Todos que estiverem de camiseta branca trocam de
lugar, mas não podem ir para o lugar ao lado. Quem não consegue trocar
rapidamente de lugar, fica fora da brincadeira. A brincadeira prossegue com
comandos variados. Assim podemos perceber se as crianças vão lembrar da
letrinha A, se elas conhecem bem as cores, além de trabalhar características
próprias de cada um;
·
Cantiga
de Roda: A linda Rosa Juvenil
“A linda rosa
juvenil, juvenil, juvenil/ A linda rosa juvenil, juvenil/ Vivia alegre em seu
lar, em seu lar, em seu lar/ Vivia alegre em seu lar, em seu lar/ E um dia veio
uma bruxa má, muito má, muito má/ Um dia veio uma bruxa má, muito má
Que adormeceu a rosa assim, bem assim, bem assim/que adormeceu a rosa assim, bem assim/ E o tempo passou a correr, a correr, a correr/ E o tempo passou a correr, a correr/ E o mato cresceu ao redor, ao redor, ao redor/ E o mato cresceu ao redor, ao redor/ E um dia veio um belo rei, belo rei, belo rei/ E um dia veio um belo rei, belo rei/ Que despertou a rosa assim, bem assim,/ bem assim
que despertou a rosa assim, bem assim/ Batemos palmas para o rei, para o rei, para o rei/batemos palmas para o rei, para o rei”.
Que adormeceu a rosa assim, bem assim, bem assim/que adormeceu a rosa assim, bem assim/ E o tempo passou a correr, a correr, a correr/ E o tempo passou a correr, a correr/ E o mato cresceu ao redor, ao redor, ao redor/ E o mato cresceu ao redor, ao redor/ E um dia veio um belo rei, belo rei, belo rei/ E um dia veio um belo rei, belo rei/ Que despertou a rosa assim, bem assim,/ bem assim
que despertou a rosa assim, bem assim/ Batemos palmas para o rei, para o rei, para o rei/batemos palmas para o rei, para o rei”.
Obs:
Além da cantiga trabalhar o movimento, ela traz também o aspecto do faz de conta,
em cada papel contado ao longo da canção.
·
10h:50:
Música hora de acabar
(Turma do tio Marcelo):
Já
está na hora de acabar/Nossa música chegou ao fim/Mas aula que vem vamos
voltar/Pra cantar de novo e ser Feliz! / Tchau (11 x).
Obs:
Podemos usar o áudio da música.
·
11h:00:
Termino da aula.
8.
AVALIAÇÃO: Refletiremos
sobre a interação das crianças com nós e com os coleguinhas, e também o
desenvolvimento e compreensão dos mesmos ao realizarem a tarefa de corte,
montagem e colagem da forma da letrinha “A” e das palavras que possuíam
encontros vocálicos que contenham a vogal “A”. Iremos refletir sobre todo o
desenvolvimento da aula, identificando as possíveis falhas na nossa prática e
promovendo mudanças no planejamento da aula seguinte.
9. REFERÊNCIAS:
Livro:
História do Lineu
http://escoladossonhosclaudia.blogspot.com.br/2013/10/escola-professor-serie-turno-data-plano.html.
Acessado em: 13.abr.2014
http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/10-brincadeiras-experimentar-turmas-creche-pre-escola-733322.shtml?page=3
Acessado em: 13.abr.2014
http://letras.mus.br/temas-infantis/1453221/
Acessado em: 13.abr.2014
http://youtu.be/g-Cmx_1-oXs
Acessado em: 13.abr.2014
http://www.turminhadotiomarcelo.com/musicas-de-acolhida-e-despedida/
Acessado em: 13.abr.2014
PLANO DE AULA 2- 07/05/2014
1.ÁREA DE
CONHECIMENTO: Linguagem oral, leitura e escrita; Movimentos
corporais e musicalidade da poesia e da fantasia;
2.CONTÉUDO: Forma e
fonética da vogal “A”;
3.OBJETIVO: Dar reconhecimento da forma escrita e da
fonética da vogal “A”;
4.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Através da atividade proposta trazer ao
conhecimento das crianças, como se constitui a forma escrita da vogal “A” e
também o som do fonema |A|. Continuar mostrando para as crianças do nível V, os
encontros vocálicos da vogal “a” nas palavras das cantigas e nas histórias
infantis. Desenvolver também a coordenação motora das crianças;
5.METODOLOGIA: Aula expositiva, fazendo uso de atividades de
colagem em folha impressa; brincadeiras e cantigas;
6.RECURSOS
DIDÁTICOS: folha de papel A 4, lápis, cola, livro, crachá 10x7 cm;1 protótipo do
Personagem Robô Lineu, areia, copo descartável; Revistas ou jornal, dois
cestos;
* HUMANOS:
Alunos, professora e estagiárias.
7. DESENVOLVIMENTO DA AULA:
·
7h:00: Início
da chegada das crianças, que varia de 7h:00 até 7h: 30, vamos recepcionar as
crianças na porta, fazendo novamente a entrega dos crachás e aproveitar o
momento para trabalhar cantiga de Roda, enquanto todos os alunos chegam. (Escolha
livre das crianças);
·
7h:30:
Primeiro Lanche; após o lanche organizar as crianças sentadas no chão e em
círculo;
·
7:50: Iniciar
nossa aula com música “Bom dia amiguinho”; Música do dia da semana, marcando
data no calendário e inserindo o nosso amigo Lineu na aula;
Momento
da chamada fazendo uso dos crachás e das letras contidas nos nomes próprios de
cada um, questionando principalmente sobre a vogal “A”;
·
8h:10
:Atividade 2, trabalhar a forma da letra “A” através da colagem da areia na
folha de papel;
·
8:40:Atividade
6, Desenhar um avião, recortar as silabas e remontar a palavra novamente,
trabalhando as sílabas das palavras e contando as suas partes;
·
9:20:
Atividade 5, colocar as letrinhas que estão faltando na palavra avião;
·
9h:40: Momento
de descanso
·
9:50: Direcionar as crianças para o banheiro para
lavar as mãos, podemos usar cantiga lavar as mãos;
·
10:00: Segundo
Lanche;
·
10h:20: Momento
de Brincadeiras Propostas por nós, caso as crianças queiram vamos desenvolver a
mesma;
·
Brincadeira:
Apanhador de batatas
Material: Jornais e revistas, dois cestos de boca larga.
Material: Jornais e revistas, dois cestos de boca larga.
Desenvolvimento: Os
participantes devem amassar várias folhas de jornal e revistas (serão as
"batatas"). O educador deve distribuir as "batatas" em
vários lugares. A um sinal do educador, os participantes, divididos em duas
equipes, devem apanhar as "batatas" e colocá-las no cesto destinado
ao seu grupo. Vence a equipe que apanhar o maior número de "batatas".
Cantiga
de Roda:
Uma casinha torta
Sem janelinha e sem porta
Um gato que tem sapato
Que tem retrato no quarto
Uma florzinha pequenininha
De sainha curtinha
Um elefante com um rapinho de barbante
Um botão que toca violão, essa não!
Um pente com dor de dente
Um pente com dor de dente
10h:50: Música
hora de acabar (Turma do tio Marcelo):
Já
está na hora de acabar/ Nossa música chegou ao fim/ Mas aula que vem vamos
voltar/ Pra cantar de novo e ser Feliz! / Tchau (11 x).
11h:00:
Termino da aula.
8.
AVALIAÇÃO: Refletiremos
sobre a interação das crianças com nós e com os coleguinhas, e também o
desenvolvimento e compreensão a coordenação motora dos mesmos ao realizarem a
tarefa de colagem e contorno da letrinha “A” e se elas já recolhessem a
fonética e encontro vocálico da mesma. Também iremos refletir sobre todo o
desenvolvimento da aula, identificando as possíveis falhas na nossa prática e
promovendo mudanças no planejamento da aula seguinte;
9. REFERÊNCIAS:
http://escoladossonhosclaudia.blogspot.com.br/2013/10/escola-professor-serie-turno-data-plano.html.
Acessado em: 13.abr.2014
http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/10-brincadeiras-experimentar-turmas-creche-pre-escola-733322.shtml?page=3.
Acessado em:13.abr.2014
http://letras.mus.br/temas-infantis/1453221/.
Acessado em: 13.abr.2014
PLANO DE AULA 3– 08 /05/2014
1.ÁREA DE
CONHECIMENTO: Linguagem
oral, leitura e escrita; Movimentos corporais e musicalidade da poesia.
2.CONTÉUDO
:Apresentar o magnifico mundo das letras, continuando com a vogal E;
3.OBJETIVO: Fazer
com que o aluno inicie o reconhecimento da forma escrita e fonética da vogal E;
4.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Fazer a chamada das crianças pelos crachás dos seus
nomes, fazendo o reconhecimento da vogal “A” e “E” no nome das mesmas e
treinamento da escrita dos nomes;
·
Apresentar a história Infantil: “E o Dente Ainda Doía”
da autora, Ana Terra, incentivando a contação, recriação de histórias e a
localização das vogais, principalmente a “E” e consoantes, pronúncia fonética
na palavra, dente e jacaré;
·
Aplicar atividades do “Projeto Leitura +
Neurociência” sobre a vogal “E”, contribuindo para conhecimento cognitivo e motor
das crianças, representando a construção da forma escrita da vogal E através do
recorte e colagem, fonética da e da vogal |E|. Apresentar para os alunos do
nível V, as palavras que possuam os encontros vocálicos das vogais “a, e”;
5.METODOLOGIA: Aula expositiva, contação de história, brincadeiras e atividades de
recorte e colagem em folha impressa;
6.RECURSOS
DIDÁTICOS: folha de papel A 4, lápis, cola, tesoura, livro, tinta guache, crachá
10x7 cm; CD áudio e aparelho de som; brinquedos; computadores;
* HUMANOS:
Alunos, professora e estagiárias.
7.
DESENVOLVIMENTO DA AULA:
·
6h:45:
Organização da sala;
·
7h:00-
7:30 Início
da chegada das crianças, que varia de 7:00 até 7: 30, vamos recepcionar as
crianças na porta, fazendo novamente a entrega dos crachás e aproveitar o
momento para trabalhar cantiga de Roda: Escravos de Jó exibidas no vídeo dos
pequerruchos, enquanto todos os alunos chegam.
Letra da Cantiga: Escravos de Jó/ Jogavam
cachangá/ Tira, põe, / Deixa ficar/
Guerreiros com guerreiros/ Fazem zig-zig-za / Guerreiros com guerreiros/
Fazem zig-zig-za.
Guerreiros com guerreiros/ Fazem zig-zig-za / Guerreiros com guerreiros/
Fazem zig-zig-za.
·
7h:30:
Primeiro Lanche;
·
7h:50:Horário
que as crianças chegam, momento para continuar a aprender a nova musiquinha de
boas-vindas: Bom dia amiguinho: Bom
dia amiguinho/ Bom dia amiguinha/Está na hora de cantar, de começar a cantoria
(BIS)/ Se você estiver feliz, bate palma /Se você estiver feliz, bate palma e
pede bis (BIS)/ Se você estiver feliz põe o dedo no nariz (Não)! / Bom dia, Bom
dia, Bom dia! / Bom dia amiguinho/
Bom dia amiguinha/Está na hora de cantar, de começar a cantoria (BIS)/ Se você
estiver feliz bate o pé Se você estiver feliz bate o pé e pede bis (BIS)/ Se
você estiver feliz bate o pé grita assim (ÊEEE)/ Bom dia, Bom dia, Bom dia!
Após é hora de olhar o calendário, com a data e o dia de hoje;
·
8h:00 ás
09:00: Aula de Informática com as crianças, manuseio do teclado e mouse,
adaptar uma atividade para cada criança no computador.
·
09:00 Leitura dos
crachás, apresentação da vogal E, e localização das vogais “A” e “E” no nomes
das crianças e treinamento da escrita dos seus nomes;
·
9h:10: Iniciar
contação da História: “E o Dente Ainda Doía” da autora, Ana Terra, Ao termino
da história, juntamente com o robozinho: Lineu, iremos identificar com as
crianças onde está a vogal E, nas palavras: dente e jacaré, e os encontros vocálicos desta
vogal em outras palavras;
·
9h:20: Iniciar
atividade de Recorte e colagem da vogal “E”;
·
9h:40: Atividade de preenchimento com
tinta da vogal “E”
·
10:00:Organizar
as crianças para lavar as mãos para o segundo lanche-musiquinha do lanche:
“comer, comer, comer é o melhor para poder crescer!’”
·
10h:20: Momento
de Brincadeiras coordenadas pelas estagiárias:
·
Brincadeira: O feiticeiro e as estátuas
Material necessário: Nenhum.
Material necessário: Nenhum.
·
Desenvolvimento: Os participantes ficam de pé, dispersos em uma área delimitada para a
brincadeira. Um voluntário será o "feiticeiro" que perseguirá os
demais. Ao sinal do educador, inicia-se a perseguição, e aquele que for tocado
ficará "enfeitiçado": imóvel com as pernas afastadas, representando
uma "estátua". Os outros companheiros poderão passar por baixo das
pernas das "estátuas", salvando-as do "feitiço". Depois de
algum tempo, o "feiticeiro" deverá ser substituído. O jogo prosseguirá
enquanto houver interesse do grupo.
·
Cantiga de Roda:
Pirulito que bate, bate: Pirulito que bate, bate/ Pirulito
que já bateu/ Quem gosta de mim é ela/ Quem gosta dela sou eu. Organização:
Em roda. Como brincar: De mãos
dadas, as crianças cantam e giram a roda em sentido horário e anti-horário.
10h:50: Música hora da saída! “Adeus minha
professora! Para minha casa vou voltar até logo coleguinhas, amanhã vou
voltar”.
·
11h:00:
Termino da aula.
8.
AVALIAÇÃO: Refletiremos sobre a interação das
crianças com nós e com os coleguinhas, e também o desenvolvimento e compreensão
dos mesmos ao realizarem a tarefa de recorte, colagem e montagem e
preenchimento da vogal” E”. Iremos refletir sobre todo o desenvolvimento da
aula, identificando as possíveis falhas na nossa prática e promovendo mudanças
no planejamento da aula seguinte;
9.
REFERÊNCIAS:
<http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/coletanea-cantigas-roda-634352.shtml?page=3.
>Acessado em 13.abr.2014
<Http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/10-brincadeiras-experimentar-turmas-creche-pre-escola-733322.shtml?page=4.>
Acessado em 13.abr.2014
PLANO DE AULA 4 - 09/05/2014
1.ÁREA DE
CONHECIMENTO: Linguagem
oral, leitura e escrita; Movimentos corporais e musicalidade da poesia.
2.CONTÉUDO :Recreação
e apresentar o magnifico mundo das letras, continuando com a vogal “E”
3.OBJETIVO: Fazer
com que o aluno reconheça a forma escrita e fonética da vogal “E”; que a criança
aprenda brincando durante e após a recreação.
4.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Fazer a chamada das crianças pelos crachás dos seus
nomes, fazendo o reconhecimento da vogal “A” e “E” no nome das mesmas. Apresentar
a história Infantil: “O Elefante caiu” do autor, Ivan Zigg, incentivando a
contação, recriação de histórias e a localização das vogais e consoantes, encontros
vocálicos da vogal “e” e pronúncia fonética na palavra, elefante;
·
Aplicar atividades do “Projeto Leitura +
Neurociência” sobre a vogal ‘E”, contribuindo para conhecimento cognitivo e
motor das crianças, representando a construção da forma escrita da vogal “E” e
fonética da e da vogal |E|;
5.METODOLOGIA: Recreação, contação de história, brincadeiras e atividades de
contornar e ligar os pontinhos das letras;
6.RECURSOS
DIDÁTICOS: folha de papel A 4, lápis, giz de cera, borracha, livro, crachá 10x7
cm; CD áudio e aparelho de som; brinquedos;
* HUMANOS:
Alunos, professora e estagiárias.
7.
DESENVOLVIMENTO DA AULA:
·
6h:45:
Organização da sala;
·
7h:00-
7:30 Início
da chegada das crianças, que varia de 7:00 até 7: 30, vamos recepcionar as
crianças na porta, fazendo novamente a entrega dos crachás e aproveitar o
momento para trabalhar cantiga de Roda: Capelinha de Melão, enquanto todos os
alunos chegam;
Letra da Cantiga: Capelinha de Melão é de São João/ É de Cravo é de Rosa é de
Manjericão/ São João está dormindo/ Não acorda não! /Acordai, acordai, acordai,
João!
·
7h:30:
Primeiro Lanche;
·
7h:50:Horário
que as crianças chegam, momento para continuar a aprender a nova musiquinha de
boas-vindas: Bom dia amiguinho: Bom
dia amiguinho/ Bom dia amiguinha/Está na hora de cantar, de começar a cantoria
(BIS)/ Se você estiver feliz, bate palma /Se você estiver feliz, bate palma e
pede bis (BIS)/ Se você estiver feliz põe o dedo no nariz (Não)! / Bom dia, Bom
dia, Bom dia! / Bom dia amiguinho/
Bom dia amiguinha/Está na hora de cantar, de começar a cantoria (BIS)/ Se você
estiver feliz bate o pé Se você estiver feliz bate o pé e pede bis (BIS)/ Se
você estiver feliz bate o pé grita assim (ÊEEE)/ Bom dia, Bom dia, Bom dia!
Após é hora de olhar o calendário, com a data e o dia de hoje e as vogais e consoantes
presentes no nomes das crianças;
·
8h:00 ás
09:30: Recreação com diversas brincadeiras de corda, bola, amarelinha no
campinho de futebol, e a leitura ao ar livre do livro: “O Elefante caiu” do autor, Ivan Zigg. Ao termino da história,
juntamente com o robozinho: Lineu, iremos identificar com as crianças onde está
a vogal E, na palavra elefante, e reinventarmos junto com elas, oralmente um
novo fim para história;
·
9h:20: Descanso,
água e banheiro;
·
9h:30: As
crianças farão de forma divertida com giz de cera as atividades de contorno e
ligar os pontinhos da vogal “E” e preencher a palavra: “Elefante”;
·
9h: 50: Organizar
as crianças para lavar as mãos para o segundo lanche-musiquinha do lanche:
“comer, comer, comer é o melhor para poder crescer!” ;
·
10h:00: Segundo
Lanche;
·
10h:20: Momento
de Brincadeiras coordenadas pelas estagiárias:
·
Brincadeira: Tesouro Perdido
Material necessário
Saquinho com balas e desenho de dobradura da família elefante! ;
Material necessário
Saquinho com balas e desenho de dobradura da família elefante! ;
Desenvolvimento: Uma criança deve
ser o pirata, que vai esconder o tesouro. O tesouro é um brinde (balas, por exemplo),
colocado dentro de um saquinho. Depois que o pirata esconde o tesouro, ele diz:
"Vamos ajudar o pirata trapalhão?". É a senha para que as outras
crianças comecem a procurar. Elas têm cinco minutos para encontrá-lo. Se não
conseguirem, o pirata dá algumas pistas de onde o escondeu. Quando o tesouro é
encontrado, a criança que o achou deve escondê-lo novamente. A cada rodada,
novos objetos podem ser colocados no saquinho. Quem acha o tesouro pode ficar
com ele ou dividir com o pirata e os outros participantes;
·
Cantiga de Roda:
Pezinho: Ai, bota
aqui/ Ai, bota ali/ O seu pezinho/ O seu pezinho bem juntinho/Igual ao meu/E
depois não vá dizer/ Que você me esqueceu.
Organização: Em roda. Como brincar:
De mãos dadas, as crianças giram em sentido horário. Nos versos "Ai, bota
aqui, ai, bota ali o seu pezinho", podem mover os pés para frente e para
trás, em conjunto;
·
10h:50:
Música
hora da saída! “Adeus minha professora! Para minha casa vou voltar até logo coleguinhas,
amanhã vou voltar”;
·
11h:00:
Termino da aula.
8.
AVALIAÇÃO: Refletiremos
sobre a interação das crianças com nós e com os coleguinhas, e também o
desenvolvimento e compreensão dos mesmos ao realizarem a tarefa de contorno,
ligação dos pontinhos da vogal “E” e preenchimento da palavra elefante. Iremos
refletir sobre todo o desenvolvimento da aula, identificando as possíveis
falhas na nossa prática e promovendo mudanças no planejamento da aula seguinte.
9.
REFERÊNCIAS:
<http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/coletanea-cantigas-roda-634352.shtml?page=3.
>Acessado em 13.abr.2014
<Http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/10-brincadeiras-experimentar-turmas-creche-pre-escola-733322.shtml?page=4.>
Acessado em 13.abr.2014
PLANO DE AULA 5- 12/05/2014
1.ÁREA DE
CONHECIMENTO: Linguagem oral, leitura e escrita; Movimentos
corporais e musicalidade da poesia.
2.CONTÉUDO :Continuar
a apresentação do magnifico mundo das letras e suas descobertas, continuando
com a vogal “E”
3.OBJETIVO: Fazer
com que o aluno explore e amplie o reconhecimento da forma escrita e fonética
da vogal “E”;
4.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Fazer a chamada das crianças pelos crachás dos seus
nomes, fazendo o reconhecimento da vogal “A” e “E” no nome das mesmas. Apresentar
a história Infantil: “João e Maria”, incentivando a contação, recriação de
histórias e a localização das vogais e consoantes e encontro vocálico da vogal
“E”, pronúncia fonética na palavra: doce;
·
Aplicar atividades do “Projeto Leitura +
Neurociência” sobre a vogal ‘E”, contribuindo para conhecimento cognitivo e
motor das crianças, representando a construção da forma escrita da vogal “E” e
fonética da e da vogal |E|;
5.METODOLOGIA: Contação
de história, brincadeiras, cantiga de rodas e atividades de contornar e
ligar os pontinhos das letras;
6.RECURSOS
DIDÁTICOS: folha de papel A 4, lápis, giz de cera, borracha, livro, crachá 10x7
cm; CD áudio e aparelho de som; brinquedos;
* HUMANOS:
Alunos, professora e estagiárias.
7.
DESENVOLVIMENTO DA AULA:
·
6h:45:
Organização da sala;
·
7h:00-
7:30 Início
da chegada das crianças, que varia de 7:00 até 7: 30, vamos recepcionar as
crianças na porta, fazendo novamente a entrega dos crachás e aproveitar o
momento para trabalhar Cantiga de Roda:
Minhoca, enquanto todos os alunos chegam;
Letra da Cantiga: Minhoca, minhoca/ Me dá
uma beijoca/ Não dou, não dou/
Então eu vou roubar (smack!).
Então eu vou roubar (smack!).
·
7h:30:
Primeiro Lanche;
·
7h:50:Horário
que as crianças chegam, entregar os crachás com os nomes, momento para
continuar a aprender musiquinha de boas-vindas: Bom dia amiguinho: Bom dia amiguinho/ Bom dia amiguinha/Está na
hora de cantar, de começar a cantoria (BIS)/ Se você estiver feliz, bate palma
/Se você estiver feliz, bate palma e pede bis (BIS)/ Se você estiver feliz põe
o dedo no nariz (Não)! / Bom dia, Bom dia, Bom dia! / Bom dia amiguinho/ Bom dia amiguinha/Está na hora de cantar, de
começar a cantoria (BIS)/ Se você estiver feliz bate o pé Se você estiver feliz
bate o pé e pede bis (BIS)/ Se você estiver feliz bate o pé grita assim (ÊEEE)/
Bom dia, Bom dia, Bom dia! Após é hora de olhar o calendário, com a data e o
dia de hoje, observar as vogais e consoantes no nome das crianças;
·
8h:10: Leitura
do livro “João e Maria”. Ao termino da história, juntamente com o robozinho:
Lineu, iremos identificar com as crianças onde está a vogal “E”e seu encontro
vocálico , nos trechos da história e vamos reinventar junto com elas, oralmente
um novo fim para história;
·
8h : 30: Atividade
de colorir o elefante e preencher seu nome;
·
9h:00: Atividade
de desenhar o elefante, recortar e colar as silabas e os números nos
quadradinhos;
·
9h: 50: Organizar
as crianças para lavar as mãos para o segundo lanche-musiquinha do lanche:
“comer, comer, comer é o melhor para poder crescer!” ;
·
10h:00: Segundo
Lanche;
·
10h:20: Momento
de Brincadeiras coordenadas pelas estagiárias:
·
Brincadeira: Cauda
do Dragão
·
Material necessário: Nenhum.
·
Desenvolvimento: Todos os participantes ficam em pé, em uma fila indiana com as mãos na
cintura um do outro, formando um dragão. O primeiro integrante da fila,
representando a cabeça do dragão, terá como objetivo pegar o último da fila,
que representará a cauda. Ao sinal do educador, o "dragão" passará a
se movimentar, correndo moderadamente, sob o comando da cabeça que tentará
pegar a cauda. Esta, por sua vez, fará movimentos no sentido de evitar que isso
aconteça. A brincadeira continuará enquanto durar o interesse das crianças.
·
Cantiga de Roda:
Cabeça, ombro, joelho e pé(Xuxa)
Cabeça,
ombro, joelho e pé/ Joelho e pé/ Cabeça, ombro, joelho e pé/ Joelho e pé/
Olhos, ouvidos, boca e nariz/ Cabeça, ombro, joelho e pé/ Joelho e pé/ Hum, ombro, joelho e pé/ Joelho e pé/ Hum, ombro, joelho e pé/ Joelho e pé (BIS).
Olhos, ouvidos, boca e nariz/ Cabeça, ombro, joelho e pé/ Joelho e pé/ Hum, ombro, joelho e pé/ Joelho e pé/ Hum, ombro, joelho e pé/ Joelho e pé (BIS).
·
10h:50:
Música
hora da saída! “Adeus minha professora! Para minha casa vou voltar até logo
coleguinhas, amanhã vou voltar”;
·
11h:00:
Termino da aula.
8.
AVALIAÇÃO: Refletiremos sobre a interação das crianças com nós e com os coleguinhas, e
também o desenvolvimento e compreensão dos mesmos ao realizarem a tarefa de desenho
do elefante e preencher os espaços com a vogal “E”, preenchimento dos
quadrinhos com a palavra elefante e os numerais. Iremos refletir sobre todo o
desenvolvimento da aula, identificando as possíveis falhas na nossa prática e
promovendo mudanças no planejamento da aula seguinte.
9.
REFERÊNCIAS:
<http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/coletanea-cantigas-roda-634352.shtml?page=3.
>Acessado em 13.abr.2014
<Http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/10-brincadeiras-experimentar-turmas-creche-pre-escola-733322.shtml?page=4.>
Acessado em 13.abr.2014
PLANO DE AULA 6- 13/05/2014
1.ÁREA DE
CONHECIMENTO: Linguagem oral, leitura e escrita; Movimentos
corporais e musicalidade da poesia.
2.CONTÉUDO
:Continuar a apresentação do magnifico mundo das letras e suas descobertas,
apresentando a vogal “I”
3.OBJETIVO: Fazer
com que o aluno explore e amplie o reconhecimento da forma escrita e fonética
da vogal “I”;
4.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Fazer a chamada das crianças pelos crachás dos seus
nomes, fazendo o reconhecimento da vogal “A” e “E” e “I” no nome das mesmas. Apresentar
a história Infantil: “Maria vai com as outras”, incentivando a contação,
recriação de histórias e a localização das vogais e consoantes, pronúncia
fonética na palavra, Maria;
·
Aplicar atividades do “Projeto Leitura +
Neurociência” sobre a vogal ‘I”, contribuindo para conhecimento cognitivo e
motor das crianças, representando a construção da forma escrita da vogal “I” e
fonética da e da vogal |I|. Para as crianças do nível V apresentaremos os
encontros vocálicos com a vogal “i”;
5.METODOLOGIA: Contação
de história, brincadeiras e cantiga de rodas, atividades de recorte e
colagem da vogal “I” para manusear, e atividade de preenchimento de folha da
vogal “I”.
6.RECURSOS
DIDÁTICOS: folha de papel A 4, lápis, borracha, cola, tesoura, folhas, livro,
crachá 10x7 cm; CD áudio e aparelho de som; brinquedos;
* HUMANOS:
Alunos, professora e estagiárias.
7.
DESENVOLVIMENTO DA AULA:
·
6h:45:
Organização da sala;
·
7h:00-
7:30 Início
da chegada das crianças, que varia de 7:00 até 7: 30, vamos recepcionar as
crianças na porta, fazendo novamente a entrega dos crachás e aproveitar o
momento para trabalhar cantiga de Roda: Cai, cai, balão, enquanto todos os
alunos chegam;
·
Letra da Cantiga: Cai, cai balão/ Cai, cai balão/ Aqui na minha mão/ Não cai
não, não cai não, não cai não! / Caia na rua de sabão!
·
7h:30:
Primeiro Lanche;
·
7h:50:Horário
que as crianças chegam, entregar os crachás com os nomes, momento para
continuar a aprender musiquinha de boas-vindas: Bom dia amiguinho: Bom dia amiguinho/ Bom dia amiguinha/Está na
hora de cantar, de começar a cantoria (BIS)/ Se você estiver feliz, bate palma
/Se você estiver feliz, bate palma e pede bis (BIS)/ Se você estiver feliz põe
o dedo no nariz (Não)! / Bom dia, Bom dia, Bom dia! / Bom dia amiguinho/ Bom dia amiguinha/Está na hora de cantar, de
começar a cantoria (BIS)/ Se você estiver feliz bate o pé Se você estiver feliz
bate o pé e pede bis (BIS)/ Se você estiver feliz bate o pé grita assim (ÊEEE)/
Bom dia, Bom dia, Bom dia! Após é hora de olhar o calendário, com a data e o
dia de hoje, observar as vogais e consoantes no nome das crianças;
·
8h:10: Leitura
do livro “Maria vai com as outras”,
de forma interativa, cada criança segurara uma plaquinha com a foto do momento
da história. Ao termino da história, juntamente com o robozinho: Lineu, iremos
identificar com as crianças onde está a vogal I e os encontros vocálicos com a
vogal “ i”, cada criança desenhara com algodão e cola sua ovelha, Maria, ou o
nome que escolher;
·
8h e 30: Atividade
de recorte, colagem, e montagem da vogal “I”;
·
9h:00: Atividade
de preencher a vogal “I” com folha;
·
9h: 50: Organizar
as crianças para lavar as mãos para o segundo lanche-musiquinha do lanche:
“comer, comer, comer é o melhor para poder crescer!” ;
·
10h:00: Segundo
Lanche;
·
10h:20: Momento
de Brincadeiras coordenadas pelas estagiarias:
·
Brincadeira: Boizinho
Material necessário:Nenhum.
Desenvolvimento: As crianças formam uma roda, segurando com bastante força as
mãos umas das outras. No meio da roda deve ficar uma das crianças, que vai ser
o "boizinho". O "boizinho" deve pegar o braço das crianças
da roda e ir perguntando: "De quem é essa mão?" A criança deve
responder falando o nome de uma fruta ou um objeto, tentando distrair os
participantes. Depois de fazer a pergunta a todos, o "boizinho" deve
tentar romper a roda em algum ponto e fugir. Quando foge, os outros devem
tentar capturá-lo. Quem conseguir é o próximo "boizinho".
·
Cantiga de Roda:
Ciranda, Cirandinha: Ciranda, cirandinha, / Vamos todos cirandar! / Vamos dar a meia volta, / Volta e meia vamos dar. / O anel que tu me destes/ Era vidro e se quebrou;/ O amor que tu me tinhas/ Era pouco e se acabou. / Por isso, menininha/ Entre dentro desta roda, / Diga um verso bem bonito, / Diga adeus e vá se embora.
Dinâmica da cantiga: A brincadeira de roda é livre; cada um brinca como
quiser, mas também dá para fazer uma coreografia simples e deixar tudo ainda mais
divertido. Para isso, junte as
crianças que vão participar e peça para formarem uma roda. Todos cantam,
girando no sentido dos ponteiros do relógio. Quando disserem? Vamos dar a meia volta?
começam a girar para o outro lado até chegar em? Volta e meia vamos dar? quando
todos voltam ao sentido horário. Geralmente, esse vira-desvira dá boas
confusões. Quando cantarem? Por isso, menininha...? a criança que tiver seu
nome citado vai para o meio da roda e diz um verso.
·
10h:50:
Música
hora da saída! “Adeus minha professora! Para minha casa vou voltar até logo
coleguinhas, amanhã vou voltar”;
·
11h:00:
Termino da aula.
8.
AVALIAÇÃO: Refletiremos
sobre a interação das crianças com nós e com os coleguinhas, e também o
desenvolvimento e compreensão dos mesmos ao realizarem a tarefa de recorte,
colagem e montagem da vogal “I”, e preenchimento da vogal “ I” com folhas. Iremos
refletir sobre todo o desenvolvimento da aula, identificando as possíveis
falhas na nossa prática e promovendo mudanças no planejamento da aula seguinte.
9.
REFERÊNCIAS:
<http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/coletanea-cantigas-roda-634352.shtml?page=3.
>Acessado em 13.abr.2014
<Http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/10-brincadeiras-experimentar-turmas-creche-pre-escola-733322.shtml?page=4.>
Acessado em 13.abr.2014
PLANO DE AULA 7- 14/05/2014
1.ÁREA DE
CONHECIMENTO: Linguagem oral, leitura e escrita; Movimentos
corporais e musicalidade da poesia.
2.CONTÉUDO
:Continuar a apresentação do magnifico mundo das letras e suas descobertas, explorando
a vogal “I”
3.OBJETIVO: Fazer
com que o aluno explore e amplie o reconhecimento da forma escrita e fonética
da vogal “I”;
4.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Fazer a chamada das crianças pelos crachás dos seus
nomes, fazendo o reconhecimento da vogal “A” e “E” e “I” no nome das mesmas. Apresentar
a história Infantil: “O mágico de Oz” incentivando a contação, recriação de
histórias e a localização das vogais e consoantes, pronúncia fonética na
palavra, mágico;
·
Aplicar atividades do “Projeto Leitura +
Neurociência” sobre a vogal ‘I”, contribuindo para conhecimento cognitivo e
motor das crianças, representando a construção da forma escrita da vogal “I” e
fonética da e da vogal |I|;
5.METODOLOGIA: Contação
de história, brincadeiras e cantiga de rodas, atividades de ligar os
pontinhos com linha vermelha e contornar a vogal “I” com bolinhas de papel
crepom.
6.RECURSOS
DIDÁTICOS: folha de papel A 4, lápis, linha de crochê vermelha, papel crepom,
borracha, cola, tesoura, folhas, livro, crachá 10x7 cm; CD áudio e aparelho de
som; brinquedos;
* HUMANOS:
Alunos, professora e estagiárias.
7.
DESENVOLVIMENTO DA AULA:
·
6h:45:
Organização da sala;
·
7h:00-
7:30 Início
da chegada das crianças, que varia de 7:00 até 7: 30, vamos recepcionar as
crianças na porta, fazendo novamente a entrega dos crachás e aproveitar o
momento para trabalhar cantiga de Roda: Boi da cara preta, enquanto todos os
alunos chegam;
·
Letra da
Cantiga: Boi, boi, boi/ Boi da cara preta/ Pega este menino(a) que tem medo de
careta/ Não, não, não/ Não pega ele(a) não/ Ele(a) é bonitinho (a),
·
7h:30:
Primeiro Lanche;
·
7h:50:Horário
que as crianças chegam, entregar os crachás com os nomes, momento para
continuar a aprender musiquinha de boas-vindas: Bom dia amiguinho: Bom dia amiguinho/ Bom dia amiguinha/Está na
hora de cantar, de começar a cantoria (BIS)/ Se você estiver feliz, bate palma
/Se você estiver feliz, bate palma e pede bis (BIS)/ Se você estiver feliz põe
o dedo no nariz (Não)! / Bom dia, Bom dia, Bom dia! / Bom dia amiguinho/ Bom dia amiguinha/Está na hora de cantar, de
começar a cantoria (BIS)/ Se você estiver feliz bate o pé Se você estiver feliz
bate o pé e pede bis (BIS)/ Se você estiver feliz bate o pé grita assim (ÊEEE)/
Bom dia, Bom dia, Bom dia! Após é hora de olhar o calendário, com a data e o
dia de hoje, observar as vogais e consoantes no nome das crianças;
·
8h:10: Leitura
do livro “O mágico de Oz”. Ao termino da história, juntamente com o robozinho:
Lineu, iremos identificar com as crianças onde está a vogal I;
·
8h: 30: Atividade
de ligar os pontinhos com linha vermelha a vogal “I”;
·
9h:00: Atividade
de contornar com papel crepom a vogal “I”;
·
9h: 50: Organizar
as crianças para lavar as mãos para o segundo lanche-musiquinha do lanche:
“comer, comer, comer é o melhor para poder crescer!” ;
·
10h:00: Segundo
Lanche;
·
10h:20: Momento
de Brincadeiras coordenadas pelas estagiarias:
·
Brincadeira: Biscoitinho
queimado
Material necessário: Um brinquedo.
Desenvolvimento: O Educador esconde um brinquedo qualquer (o "biscoitinho
queimado"), enquanto os participantes estão de olhos fechados. Depois
grita: "Biscoitinho queimado!", e os outros têm que tentar
encontrá-lo. Quando uma criança chega perto do "biscoitinho
queimado", o educador grita seu nome e fala: "Está quente!". Se
estiver longe, ele grita "Está frio!". Quem encontrar o brinquedo
primeiro ganha.
Cantiga de Roda: Ciranda,
Cirandinha: O Pião
entrou na roda, ó pião! (Bis)/Refrão
Roda pião, bambeia pião! (Bis)/ Sapateia
no terreiro, ó pião! (Bis)/Mostra a
tua figura, ó pião! (Bis)/ Faça
uma cortesia, ó pião! (Bis)/ Atira
a tua fieira, ó pião! (Bis)/ Entrega
o chapéu ao outro, ó pião! (Bis).Brinque
com três ou mais crianças. Uma delas deve, no início, ficar externa à roda.
Assim que a cantiga inicia, a criança que está de fora entra no centro da roda
e faz o papel de "pião".
10h:50: Música hora da saída! “Adeus minha
professora! Para minha casa vou voltar até logo coleguinhas, amanhã vou
voltar”;
·
11h:00:
Termino da aula.
8.
AVALIAÇÃO: Refletiremos sobre a interação das crianças com nós e com os coleguinhas, e
também o desenvolvimento e compreensão dos mesmos ao realizarem a atividades de ligar os pontinhos
com linha vermelha e contornar a vogal “I” com bolinhas de papel crepom.
Iremos refletir sobre todo o desenvolvimento da aula, identificando as
possíveis falhas na nossa prática e promovendo mudanças no planejamento da aula
seguinte.
9.
REFERÊNCIAS:
<http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/coletanea-cantigas-roda-634352.shtml?page=3.
>Acessado em 13.abr.2014
<Http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/10-brincadeiras-experimentar-turmas-creche-pre-escola-733322.shtml?page=4.>
Acessado em 13.abr.2014
PLANO DE AULA 8- 15/05/2014
1.ÁREA DE
CONHECIMENTO: Linguagem oral, leitura e escrita; Movimentos
corporais e musicalidade da poesia.
2.CONTÉUDO
:Continuar a apresentação do magnifico mundo das letras e suas descobertas,
explorando dessa vez a vogal “O”
3.OBJETIVO: Fazer
com que o aluno explore e amplie o reconhecimento da forma escrita e fonética
da vogal “O”;
4.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Fazer a chamada das crianças pelos crachás dos seus
nomes, fazendo o reconhecimento da vogal “A”, “E”, “I” e“O” no nome das mesmas. Apresentar a história
Infantil: “Anton sabe fazer mágica” incentivando a contação, recriação de
histórias e a localização das vogais e consoantes e encontro vocálico com a
vogal: “o”, pronúncia fonética na palavra, mágico;
·
Aplicar atividades do “Projeto Leitura +
Neurociência” sobre a vogal “O”, contribuindo para conhecimento cognitivo e
motor das crianças, representando a construção da forma escrita da vogal “O” e
fonética da e da vogal |O|;
·
Desenvolver nas crianças a capacidade de lidar com
as ferramentas básicas do computador através de atividade proposta coma vogal
“O” no monitor;
5.METODOLOGIA: Contação
de história, brincadeiras e cantiga de rodas, atividades na sala
informática e atividade de recorte e colagem com a vogal “O”;
6.RECURSOS
DIDÁTICOS: folha de papel A 4, lápis, borracha, cola, tesoura, folhas, livro,
crachá 10x7 cm; CD áudio ,aparelho de som; brinquedos e computadores
7.
DESENVOLVIMENTO DA AULA:
·
6h:45:
Organização da sala;
·
7h:00-
7:30 Início
da chegada das crianças, que varia de 7:00 até 7: 30, vamos recepcionar as
crianças na porta, fazendo novamente a entrega dos crachás e aproveitar o
momento para trabalhar cantiga Alecrim
dourado, usando o som e ritmo, trabalhando dança e canto enquanto todos os
alunos chegam;
Letra da
Cantiga: Alecrim, alecrim dourado/ que nasceu no campo/ sem ser semeado/ Foi
meu amor que me disse assim/que a flor do campo é o alecrim/ Alecrim, alecrim
miúdo que nasceu no campo/perfumando tudo/ Foi meu amor/ que me disse assim/ que
a flor do campo é o alecrim/ Alecrim, alecrim aos molhos/ por causa de
ti/choram os meus olhos/ Foi meu amor/ que me disse assim/ que a flor do campo
é o alecrim;
·
7h:30:
Primeiro Lanche;
·
7h:50:Horário
que as crianças chegam, entregar os crachás com os nomes, momento para
continuar a aprender musiquinha de boas-vindas: Bom dia amiguinho como vai (Música que eles já conhecem), vamos dar
um bom dia especial principalmente para a Professora Sara e Milena. Após é hora
de olhar o calendário, com a data e o dia de hoje, observar as vogais e
consoantes no nome das crianças;
·
8h:00 as
9h:00:Aula na sala de Informática
·
9h:10: Contação
de história de forma dinâmica, Aton faz mágica, dando ênfase a vogal “O” e
relembrando as demais vogais;
·
9h:30: Atividade
de recorte e colagem, vamos fazer uma mágica, apenas com duas peças vamos
formar a vogal “O”, após a atividade momento de descanso
·
10h:00: Segundo
Lanche;
·
10h:20: Atividade
de recorte e colagem da palavra Ônibus, contando as partes das mesmas
·
10h:50:
Música
hora da saída! “Adeus minha professora! Para minha casa vou voltar até logo
coleguinhas, amanhã vou voltar”;
·
11h:00:
Termino da aula.
8.
AVALIAÇÃO: Vamos
refletir sobre a interação das crianças com nós e com os coleguinhas, e também
o desenvolvimento e compreensão dos mesmos ao realizarem a atividades com a vogal “O” e das
demais vogais. Iremos refletir sobre todo o desenvolvimento da
aula, identificando as possíveis falhas na nossa prática e promovendo mudanças
no planejamento da aula seguinte.
9.
REFERÊNCIAS:
<http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/coletanea-cantigas-roda-634352.shtml?page=3.
>Acessado em 13.abr.2014
<Http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/10-brincadeiras-experimentar-turmas-creche-pre-escola-733322.shtml?page=4.>
Acessado em 13.abr.2014
PLANO DE AULA 09- 16/05/2014
1.ÁREA DE
CONHECIMENTO: Linguagem oral, leitura e escrita; Movimentos
corporais e musicalidade da poesia.
2.CONTÉUDO: Continuar
a apresentação do magnifico mundo das letras e suas descobertas, explorando
dessa vez a vogal “U” e revisando as demais vogais;
3.OBJETIVO: Fazer
com que o aluno explore e amplie o reconhecimento da forma escrita e fonética
da vogal “U”;
4. OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
·
Fazer a chamada das crianças pelos crachás dos seus
nomes, fazendo o reconhecimento da vogal “A”, “E”, “I”, “O” e “U” no nome das
mesmas. Apresentar a história Infantil a história das vogais em forma de
teatro;
·
Aplicar atividades do “Projeto Leitura +
Neurociência” sobre a vogal “U”, contribuindo para conhecimento cognitivo e
motor das crianças, representando a construção da forma escrita da vogal “U” e
fonética da e da vogal |U|;
5.METODOLOGIA: Contação
de história, brincadeiras e cantiga de rodas, atividade de recorte e
colagem com a vogal “U”;
6.RECURSOS
DIDÁTICOS: folha de papel A 4, lápis, borracha, cola, tesoura, folhas, livro,
crachá 10x7 cm; CD áudio e aparelho de som; Tnt vermelho e finta adesiva;
emborrachado colorido;
7.
DESENVOLVIMENTO DA AULA:
·
6h:45:
Organização da sala;
·
7h:00-
7:30 Início
da chegada das crianças, que varia de 7:00 até 7: 30, vamos recepcionar as
crianças na porta, fazendo novamente a entrega dos crachás e aproveitar o
momento para trabalhar a música super
fantástico ao som do Balão mágico,
usando o som e ritmo fazendo festa, trazendo as merendeiras e a secretária da
escola para dançar e cantar com a gente, enquanto todos os alunos chegam;
·
7h:30:
Primeiro Lanche;
·
7h:50:Horário
que as crianças chegam, entregar os crachás com os nomes, fazendo a chamada,
onde cada que criança que for chamada vai passear no centro da sala no meio da
passarela vermelha, os demais vão dizer qual vogal contém no nome dela e todos
serão muito aplaudidos; após o momento vamos dar um bom dia bem alto para todos
da escola, de modo que todos ouçam; Olhar também o calendário com a
data e o dia de hoje, um dia de muita alegria;
·
8h:20: Contação
da história das vogais de Rosimere
Sousa por meio de teatro, com ajuda de Sara, Milena e da Secretária da Escola,
serão cinco personagens, cada uma será uma vogal, vamos usar as máscaras das
vogais no rosto.
·
8h:40: Atividade
de recorte e colagem da forma da vogal “U”
·
9h:30: Atividade
de recorte de recorte e colagem da palavra UVA. Contando as suas partes.
·
10h:00: O
Segundo Lanche vai ser oferecido por nós, uma lindo bolo da nossa festa. O bolo
das vogais!
·
10h:20: Após o
lanche vamos receber a visita de um dos palhaços do grupo Riso terapia da
Cidade de Caicó-RN;
·
10h:50:
Música
hora da saída! Música da saída onde o Lineu vai concluir com agente como foi
conhecer as vogais e fazer novos amigos;
·
11h:00:
Termino da aula.
8.
AVALIAÇÃO: Vamos
refletir sobre a interação das crianças com nós e com os coleguinhas, e também
o desenvolvimento e compreensão dos mesmos ao realizarem as
atividades com a vogais e a forma escrita das mesma, faremos o pós – teste
identificando se as crianças que antes diziam não ter conhecimentos das vogais
se desenvolveram, analisando também se as crianças já as reconhecem dentro da
estrutura das palavras. Iremos refletir sobre todo o
desenvolvimento das 10 aulas, identificando as possíveis falhas na nossa
prática e os pontos que em obtivemos êxito, levando
como viva e eficaz essa primeira experiência ao longo da nossa futura carreira
como educadoras na Educação Infantil. Então que venham as aulas e os planos
seguintes!
9.
REFERÊNCIAS:
<http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/coletanea-cantigas-roda-634352.shtml?page=3.
>Acessado em 13.abr.2014
-turmas-creche-pre-escola-733322.shtml?page=4.>
Acessado em 13.abr.2014
atividades maravilhosas!
ResponderExcluirÓtima abordagem para implementar em nosso colegio zona norte sp
ResponderExcluirVocê tem meus parabéns pelos seus trabalhos desenvolvidos
ResponderExcluirAmei
ResponderExcluirAmei esse plano
ResponderExcluir