Ao decorrer dos
dias 10 e 17 de fevereiro de 2014, as licenciadas do 5ª semestre de Pedagogia:
Célia Maria da Conceição de Medeiros e Maria da Luz Nóbrega de Azevedo,
visitaram o anexo da Educação Infantil da Escola Municipal Severina Ernestina
Abigail, para propor a proposta do Estágio II da Educação Infantil baseado em
pesquisas de leitura em Neurociências e observamos os aspectos
físicos/materiais e humanos da referida escola. Ao dialogarmos com a
coordenadora pedagógica Antônia Medeiros Neta sobre a proposta do estágio em
neurociência, a mesma indicou o nível IV e V para a realização das atividades.
ETAPA
2- REALIZAÇÃO
A Escola Municipal Severina Ernestina
Abigail, está localizada na BR 427, rua projetada sem nº, próximo ao açude
público Itans, no bairro: Itans-Caicó, RN. O ensino da Educação Infantil é
multianual, isto é Nível II e III, em uma sala, e Nível IV e V em outra. O
estágio II será realizada na sala do nível IV e V, na qual a professora Sarah
aceitou a proposta da realização das atividades com caráter alfabetizador,
alicerçado na neurociências, inclusive enquanto não estivermos presentes.
2.1.1 RECURSOS
FÍSICOS/MATERIAIS:
Em relação a infraestrutura arquitetônica da escola está bastante danificada, e comprometida, pois desde que foi inaugurada em 1990, não foi feita nenhuma reforma na escola, pois não há investimentos do governo Municipal. O ambiente escolar é bastante limitado, em decorrência do pouco espaço sendo composto por duas salas amplas, no entanto envelhecidas, são salas um pouco quentes e escuras; a secretaria escolar é pequenina, e disputa espaço com o freezer e a geladeira; 02 banheiros um adaptado ao tamanho das crianças, o outro não; 01 cozinha, ambos pequenos. As crianças tomam água armazenadas em garrafões térmicos. As 32 carteiras (16 em cada sala são adequadas ao tamanho das crianças, as salas possuem armários envelhecidos, 01 aparelho de televisão, aparelho de DVD, 01 aparelho de som para ambas as salas, vários jogos (memorização, raciocínio) e livros e brinquedos, não há instrumentos musicais, e 01 computador na secretária da escola mais uma impressora. As crianças utilizam os computadores da sala de recurso do outro anexo da escola de Ensino Fundamental. A escola possui várias precariedades, mais uma das maiores, é a falta de espaço para brincadeiras ou de um parquinho paras as crianças brincarem, mesmo a escola possuindo um amplo terreno aos fundos, tal área não pode ser usada, pois o mesmo não se encontra dentro da murada da escola. Apesar das falhas arquitetônicas, a escola possui um amplo acervo de material pedagógico como: tesoura, lápis, coleção de lápis de cor, materiais para cartazes, tintas, etc.
Em relação a infraestrutura arquitetônica da escola está bastante danificada, e comprometida, pois desde que foi inaugurada em 1990, não foi feita nenhuma reforma na escola, pois não há investimentos do governo Municipal. O ambiente escolar é bastante limitado, em decorrência do pouco espaço sendo composto por duas salas amplas, no entanto envelhecidas, são salas um pouco quentes e escuras; a secretaria escolar é pequenina, e disputa espaço com o freezer e a geladeira; 02 banheiros um adaptado ao tamanho das crianças, o outro não; 01 cozinha, ambos pequenos. As crianças tomam água armazenadas em garrafões térmicos. As 32 carteiras (16 em cada sala são adequadas ao tamanho das crianças, as salas possuem armários envelhecidos, 01 aparelho de televisão, aparelho de DVD, 01 aparelho de som para ambas as salas, vários jogos (memorização, raciocínio) e livros e brinquedos, não há instrumentos musicais, e 01 computador na secretária da escola mais uma impressora. As crianças utilizam os computadores da sala de recurso do outro anexo da escola de Ensino Fundamental. A escola possui várias precariedades, mais uma das maiores, é a falta de espaço para brincadeiras ou de um parquinho paras as crianças brincarem, mesmo a escola possuindo um amplo terreno aos fundos, tal área não pode ser usada, pois o mesmo não se encontra dentro da murada da escola. Apesar das falhas arquitetônicas, a escola possui um amplo acervo de material pedagógico como: tesoura, lápis, coleção de lápis de cor, materiais para cartazes, tintas, etc.
2.1.2 RECURSOS HUMANOS: Para oferecer o ensino de Educação Infantil, o
quadro de funcionários é composto por:
Cargo
|
Nome
|
Formação
|
Diretora
|
Mª
Madalena G.Frazão
|
Graduada em Letras
|
Coordenadora
Pedagógica
|
Antônia
Medeiros Neta
|
Graduada em Pedagogia
|
Professora
Nível II e III
|
Edilma A. Lima
|
Magistério
|
Estagiária
IEL Nível II e III
|
Mª das Graças A.S.S
|
Cursa Pedagogia/UVA
|
Professora
Nível IV e V
|
Sarah
|
Graduada em Pedagogia/UFRN
|
Estagiária
IEL Nível IV e V
|
Milena Priscila C. Pereira
|
Cursa Pedagogia UFRN
|
Secretária
Auxiliar
|
-
|
-
|
Merendeira
|
Luciana Cristina de M.
|
Nível Superior
|
ASG
|
Fábia Cibele da Silva
|
Ens. Médio Completo
|
Crianças
matriculadas por nível
Nível
|
Crianças matriculadas
|
Total de alunos
|
II
|
07
|
12 alunos matriculados na sala de
Nível II e III
|
III
|
05
|
|
IV
|
07
|
13 alunos matriculados na sala de
Nível IV e V
|
V
|
07
|
2.1.3 DINÂMICA
DAS RELAÇÕES HUMANAS
Observamos que a interação entre professores
/professores e demais profissionais e família é amigável e pacificadora, a
maioria dos pais se preocupam com a educação do seus filhos. Em relação a
professora do Nível IV e V Sarah, a mesma é atenciosa, carinhosa com seus
alunos no momento certo, pois sua postura didática é usufruir da sua autoridade
sem o autoritarismo, de forma respeitosa e moralista. É uma turma calma, gosta
das músicas, das brincadeiras, das leituras, enfim do entusiasmo que a
professora leva para a sala aula, os alunos do nível IV e V, gostam de estar na
escola .
2.1.4 DINÂMICA
DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR
No dia 10/02/2014 a professora Sarah
segui uma rotina com bastante brincadeiras, músicas, hora do lanche e desenhos
e letras pra descobrir o nível de coordenação motora das crianças.
No dia 17/02/2014 a professora Sarah do
nível IV e V seguiu uma rotina escolar, pois as crianças estão mais adaptadas a
vida escolar, por volta das 07:00 horas da manhã as crianças chegam, entregam a
atividade feita em casa, depois cantam uma musiquinha de Bom dia, a hora do
calendário, rodinha de conversa (nas mesas) falam como foi o fim de semana, hora
de ir ao banheiro, tomar água, fazem a 1ª atividade do dia, pintar e circular a
vogal a, a e copiam os nomes escritos nas fichinhas. Por volta das 08:00 horas
da manhã, lavam as mãozinhas, cantam a musiquinha do lanche e lancham. Depois é
intervalo. Por volta das 09:05 é ministrada uma aula de matemática para as
crianças, sobre o numeral 1.Ao fim da atividade as crianças vão ao banheiro uma
por uma.09:50 é hora da contação de histórias (João e o pé de Feijão), depois
as crianças escolhem os próprios livros que querem ler, as mesmas contam e
recontam as historinhas. Brincam, a professora passa a atividade para casa,
descansam e ficam esperando os pais a buscarem por volta de 11:00 horas da manhã.
Em geral a rotina da escola define-se
nos seguintes horários:
7h:00
|
Início das aulas
|
7h:30
|
Primeiro
lanche
|
8:00
|
Conversas
Iniciais e atividades
|
9:00
|
Contação
de Histórias e leitura livre
|
10:00
|
Segundo Lanche
|
10:30
|
Atividade
e brincadeira
|
11h:00- 11h:30
|
Termino das
aulas
|
Esses são os horários fixos da rotina escolar,
os detalhes da mesma se alteram segundo o planejamento da professora e as
necessidades das crianças.
2.1.5 DINÂMICA
PEDAGÓGICO-DIDÁTICA
A
professora Sarah seleciona atividades que desenvolvam a coordenação motora, a cognição,
o desenvolvimento do raciocínio lógico, memorização e criatividade das
crianças. Observamos que as crianças ao mesmo tempo estão dispersas no tempo,
as mesmas reagem de forma positiva aos trabalhos com alegria, são curiosas,
ativas, pois possuem o prazer de fazer as atividades no tempo certo, sem se
esgotarem, algumas sentem preguiça, dificuldade principalmente no nível IV, mas
a professora e a sua auxiliar incentivam e acompanham a cada um.
2.2 RELATOS DA
ENTREVISTA
A
professora Sarah possui oito anos de docência, é licenciada em Pedagogia pela
Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN, é sua primeira experiência
profissional com a Educação Infantil. A mesma considera excelente os materiais
didáticos pedagógicos como: coleções, lápis, tintas, cartolinas e os físicos
como: cadeiras, televisão, jogos, o espaço da sala, o número de crianças, menos
a iluminação que é precária.
As atividades são planejadas de acordo
com a necessidade de aprendizagem das crianças, que estão desenvolvendo
principalmente suas habilidades cognitivas, criativas e motoras. A rotina segue
o planejamento escolar, e a mesma considera boa suas relações interpessoais com
os demais funcionários, familiares e alunos. A professora Sarah está
entusiasmada com o estágio e a proposta em neurociência. A mesma ainda coloca
suas dificuldades em trabalhar em uma sala com dois níveis diferentes, aponta a
proposta de uma apostila de atividades para as crianças de maneira que facilite
o trabalho em sala de aula, mesmo com as dificuldades a mesma coloca-se como
satisfeita quanto a intuição escolar e com sua turma, mostrando sempre disposta
a melhorar sua prática pedagógica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário